Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Tema Esporte

Vejam mais fotos  Aqui
Alunos e alunas participam juntos das aulas sem apresentarem discriminação de gênero. Questões como habilidade e força muscular foram tratadas apartir de discussões, reconstruções de regras e mobilização (segundo conceito de Bernard Charlot).

As Aulas de Educação Física têm sido pautadas pelos princípios da inclusão, produção de conhecimentos e socialização destas produções; sendo assim, gostaria que postassem neste espaço as observações de vocês no que tange às aulas práticas da temática esporte, sejam elas apartir de aspectos como "o conhecimento produzido apartir da prática" ou sensações sentidas durante e ou após estas. 

6 comentários:

  1. jessica turma 104,eu adorei as aulas praticas de volei futebol, mesmo que eu nem cheguei perto da bola no futebol.Mas vou melhorar e quem sabe um dia vou bater um bolão.Me divertir de mais,mesmo com o senhor roubando para o outro time.TCHAU, TCHAU

    ResponderExcluir
  2. Handball e Vôlei
    Handball e volei foi a nossa proposta para o primeiro bimestre, mas nós só tivemos tempo de trabalhar com o handball. nós fizemos trabalhos, pesquisas e aprendemos muitas coisas sobre o assunto. As aulas práticas de handball se desenvolveram muito bem, foram bastante proveitosas. Nós aproveitamos, nos divertimos e aprendemos muito. Conseguimos fechar a tempo, e ficamos com gostinho de quero mais.
    Conclusão, nós praticamos inclusão, tática, respeito a´s regras e aos colegas,além de termos divertido muito.
    Os times ficaram balenceados, não houve panelinha , e os grupos se juntaram para construir as regras e executá-las com sucesso.Nós aprendemos como fazer os passes e evitar que o oponete o fizesse, trocar os goleiros a cada gol do adversário, separar quem era melhor para driblar,quem era melhor para defender, quem era melhor para atacar, quem era mais ágil e quem era mais esperto.
    Dentre as regras estava:não por o pé na área para fazer o gol;não bater nem na mão nem no braço do colega para evitar o gol, o qual seria punido com falta pelo fato; o goleiro podia sair da área para fazer o gol;se podia dar quantos passos quisesse com a bola em mãos, e não somente 3, essa foi uma das regras criadas por nós;etc.
    Nós aprendemos muitas habilidades,mas a que mais me marcou foi a de dar um pulinho antes de fazer o gol, foi simplesmente de mais, habilidade essa que aprendemos com nosso professor que sempre o fazia. Além dessa praticamos agilidade, esperteza, espírito de equipe, inclusão, etc.
    todos participamos, e aprendemos muito com isso, todos juntos e respeitando uns aos outros. não houve exclusão de ninguém , nem mesmo com nós as mulheres, o que acontecia muito no futebol. mas a verdade é que nós as mulheres salvamos o time, 'sorte dos garotos por terem a gente'!!!
    bjinhos,de sua melhor aluna:Bia

    ResponderExcluir
  3. HANDEBOL

    No comeco do ano o professor Everton colocou vario temas de esporte mas a minha turma escolheu volei e hendebol.O professor passou um trabalho sobre a historia do handebol,como tudo começou,e ele deu um trabalho em grupo de apresentar e no dia da apresentação nos discutimos que no nosso pais o handebol não e tão populoso como o futebol brasileiro.Mas o handebol existe desde a primeira guerra mundial e foi inventado por Korl,semelhante um professor de ed.fisica em berlim.Depois de discutimos sobre o trabalho e apresentado alguns dias decorreram foms para a quadra e fazemos aula pratica,discultimos regras e taticas sobre o jogo,as regras foram passadas para todoa participaremo jogo coletivamente.O handebol eu ja ouvir falar mas nunca tinha jogo,mas e do tipo do futebol.Eu gostei das aulas praticas,maseu acho que eu devo melhorar mais,na minha opinião eu acho que as aulas pratica ou dentro da sala este ano estão muito mais legal e mais aproveitavel.E tambem aprendir que no handeblo em 1917 na final da federação internacional armador foi inventado para o jogo em salão com onze jogadores em quadra.Vimos a diferença entre tatica e tecnica.ex;tecnica relaciona os problemas dos jogos e tatica que pode ser individual ou coletivo.como exemplo handebol não pode ficar com a bola o tempo todo,sempre passa a bola para que possa fazer gol.

    VOLEI

    O volei na minha turma comecamos a jogar na ultima aula que tivemos aula de ed.fisica,desemos para a quadra para ter aula pratica,primeiramente o professor evertom disculti sobre as regras e a maneira como se joga,se possisiona na quadra.como na minha turma tinha 12 alunos foi dividido 6
    para cada lado,as regras era as seguintes :quando o adversario errava no saque tinha que trocar de lugar.Mais antes de descemos para a quadra o professor passou um trabalho sobre volei e o segundo esporte no meu porto de vista,o volei e esporte mais praticado e a diferenca entre handebol e volei na midia ,futebol ja tem mais audiencia na tv brasileira mais influencia não so para os adultos mas as crianças como ex:vimos que toda crianca sonha ser um jogador.
    E ja o volei não e tão reconhecido na midia ,assim como o futebolporque podemos ver sempre o volei passar nos horarios com pouca audienci,porque vimos que o horario mais carona maoria das vezes e anoite.E a minha conclusão disso e que ja conhecemos o esporte mais não sabemos da origem dele ,que aprendir na aula de ed.fisica não e so praticar esporte mais antes disso devemos conhecer sua historia porque assim voce guardae venha fazer ed.fisica ja ter um processão longa para chegar na aquilo.E na minha introdução e que todos participem dos jogos coletivamente porque quando estudamos na escola anteriosr não tivemos tanto interrese na aula de ed.fisica como nos dia sde hoje porque alem de praticar esporte conhecemos um pouco dele.

    NOME:marcely
    TURMA:202-MANHÃ

    ResponderExcluir
  4. No começo do ano o professor do Everton colocou varios temas de esporte e a minha turma escolheu:volei e futebol.Agora irei falar um pouco sobre a introdução,origem do futebol e a historia do futebol no brasil que eu pesquisei.


    FUTEBOL
    INTRODUÇÃO:O futebol é um dos esporte mais populares no mundo,Praticado em centemas de paises,esteesporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente.

    ORIGEM DO FUTEBOL:
    Embora eu não tenha muita certeza sobre os primordios do futebol,historiadores descobriram vestigios dos jogos de bola em varias culturas antigas.Estes jogos de bola ainda não eram o futebol.pois não havia a de demostram o interesse do homem por antigos.O futebol tomou -se tão popular graças a seu jeito simples de jogar.Basta uma bola,equipes de jogadores e as traves para que em qualquer espaço,crianças e adultos possam se divertir com o futebol.Na rua,na escola,no clube desde de cedo jovens de varias cantos do mundo comencam a praticas futebol.

    HISTORIA DO FUTEBOL NO BRASIL:
    Nascido no bairro paulistano no brás charles miller viajou para inglaterra aos noves anos de idade para estudar.La tomou contato com o futebol e ao retornar ao brasil em 1894,trouxe com sigo a primeira bola de futebol.Podemos considerar chales como sendo o precursos do futebol no brasil.O primeiro jogo foi no dia 15 de abril de 1895 por funcionariosde impresas inglesas.
    Mudando de assunto agora irei falar um pouco sobre as aulas prticas na quadra sobre futebol que eu achei muito divertida e legal,a turma desenvolveu muito na minha opinião e não so a turma mas sim as aulas que todos fica mais aminados para jogar.E eu estava observando que os meninos tiveram muito cuidados com as meninas no jogo.E a aula foi fechada com uma competição de meninas contra os meninos.E a minha conclusão das aulas de futebol não e so os meninos que pode jogar mas as meninas tambem.Eu observei que os alunos estava participando coletivamente como:não ficaram zoando os outros colegas que não sabe jogar e não ouve inclusão entre os alunos .A participação dos alunos na contrução das regras em geral foi coletiva porque cada um expressou sua opinião e todos respeitou.

    VOLEI

    Vou falar um pouco sobre a origem do que eu pesquisei:

    ORIGEM DO VOLEI:o volei foi criadono estado unidos no dia 9 de feveriro de 1895 pelo diretor de ed.fisica da ACM(Associação cristã de moços de massachusetts).E tambem irei falar sobre as aulas praticas na quadra sobre volei que eu achei muito chata no começo porque tinha alunos zoando o colega poque não sabia jogar.Eu achei o desenvolvimento da turma muito pessimo.Porque muitas das vezes o aluno fica desaminado de fazer ed.fisica.E na minha opinião nos estamos na escola e para aprender porque ninguem nascer sabendo.E o fechamento da aula foi muito legal porque ninguem ficou olhando o erro do colega e e todos desenvolveu muito nas aulas praticas.E a minha conclusão e que eu aprendir que devemos primeiramente olharmos o nosso erro e depois reparmos do outro.Porque não adianta nos olharmos o erro do outro e não olhrmos o nosso.Eu observei que tinha alguns alunos que estava participando e eutros não,tinha alunos com inclusão como:se o colega erro no saque os alunos mandava tirar e para mim eu acho isto errado.A participação coletiva na construção das regras e em geral foi muito bonita porque os alunos olhou para dentro se si mesmo e tornou-se as aulas de ed.fisica mais legais e unidas .

    ESTA FOI MINHA CONCLUSÃO DAS AULAS DE VOLEI E FUTEBOL

    NOME:josiane TURMA:201-MANHÃ

    ResponderExcluir
  5. Handebol


    O handebol não foi melhor porque faltou um pouco de conhecimento da parte dos alunos que não sabiam muito sobre esse esporte,mas com o passar das aulas e com as explicações do professor o qual sempre começava e terminava com explicações claras e necessárias para o desenvolvimento de cada aluno que queria conhecer melhor e principalmente poder ter um pouco de contato começamos.
    Acho que apesar de pouco desempenho podemos melhorar por mais que não conseguimos alcançar os objetivos proposto,temos agora uma noção bem explicita do que é handebol e sabemos que não é um jogo simples como uma pelada,mas sim um esporte que exige muito de você.Não tivemos uma boa participação coletiva porque as vezes as brincadeiras atrapalha esse comportamento da turma já que as vezes alguns alunos não sabe quando parar e isso prejudicou muito a turma 105 .Creio que construímos muito pouco já que na pratica faltava um pouco de participação coletiva e também um pouco de cumprimento das tarefas.

    TEMOS MUITO QUE APRENDER JÁ QUE A TURMAAS VEZES É MUITO INDIVIDUALISTA.

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito das aulas práticas,principalmente do futebol,porque
    eu achei que a turma interagiu mais
    e conseguimos fazer com todos participacem!
    rayane
    bjoss !!!

    ResponderExcluir