Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dança

Curiosidade:
29/04 - Dia Internacional da Dança
O dia Internacional da Dança foi criado em 1982 pela
UNESCO(Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). A data 29 de Abril comemora o aniversário de Jean-George Noverre (nascido em 1727), formulador das bases cênicas da dança no século dezoito e autor das "Cartas sobre a Dança e os Ballets", livro fundamental até hoje para estudar a teoria e a prática da Dança.




Galera, hoje é dia internacional da dança e nosso próximo eixo é esse. Estudaremos o conteúdo dança neste segundo bimestre que se iniciará na semana que vem. 
Bons estudos e felizes descobertas a todos e todas.
Ah! Não deixem de passar por aqui para deixar seus posts.



Poste aqui a dança que voce conhece e gosta mais. Depois faça uma pesquisa e deixe aqui algumas informações sobre ela.

78 comentários:

  1. Boa tarde, Everton!
    Espero que nesse ano a dança realmente aconteça em todas as turmas, não sendo somente duas ou três turmas a se apresentarem.
    Eu não pratico nenhum estilo de dança, mas o que mais me chama a atenção é o B-boy. Falarei um pouco sobre ele.

    Rodrigo: 202

    ResponderExcluir
  2. Parte 1

    Breakdance (também conhecido como breaking ou b-boying) é um estilo de dança de rua, parte da cultura do Hip-Hop criada por afro-americanos e latinos na década de 1970 em Nova Iorque, Estados Unidos. Normalmente é dançada ao som do Hip-Hop ou de Electro. O breakdancer, breaker, B-boy, ou B-girl é o nome dado a pessoa dedicada ao breakdance e que pratica o mesmo. Inicialmente, o breakdance era utilizado como manifestação popular e alternativa de jovens para não entrar em gangues de rua, que tomavam Nova Iorque em meados da década de 1970.
    Atualmente, o brakdance é utilizado como meio de recreação ou competição no mundo inteiro.

    O principal artista da época era Mister Dynamite (Senhor Dinamite) James Brown, conhecido não só por sua voz ou canções, mas também por toda sua performance estética, que deu origem a todos os pop-stars que vemos hoje em dia. (Ex: Michael Jackson, Prince, e etc.). James Brown era idolatrado principalmente nos redutos negros e latinos das grandes metrópolis e influenciava todos os jovens com sua dança, chamada Good Foot (Pé Bom). No Brasil essa dança é chamada de Soul, pois é o estilo de música que Brown cantava.

    No Bronx, a influência do Good Foot levou à criação de uma dança chamada Top Rocking (Dança em cima). Essa dança usava qualquer tipo de provocação vistas na TV, em filmes, etc. Preferiam provocar a brigar, na mais pura malandragem, utilizando a dança. Nesta mesma época, no Brooklyn, o que víamos era praticamente a mesma dança, utilizando passos diferentes além da combinação de ataques e defesas simultâneas, feitas por mais de um dançarino. Esta dança foi chamada de Brooklyn-Rock (Dança do Brooklyn) ou Up-Rock. Devido ao grande sucesso, surgiram equipes especializadas em combater com o Up-Rock.

    O Bronx, notando que sua dança era menos chamativa que o Brooklyn-Rock já que este contava a participação de mais de um dançarino o confronto entre esses dois Up-Rockers era muito mais contundente que a de um Top-Rocker começou-se a experimentar novas concepções; com isso o Top-Rock rapidamente desceu para o chão criando-se o Floor-Rock (Dança de chão) ou Foot Work (Trabalhos dos pés). Essa dança consiste em praticamente se dançar o Top-Rocking em movimentos circulares de acordo com ritmo da música logicamente com as mãos e pés no chão ao mesmo tempo. O término deste movimento chama-se de freeze (congelar); a força, rapidez e ousadia rapidamente suplantou o cenário Up-Rocking. A partir desse momento todos queriam fazer Foot Work na importando se fosse Up ou Top-Rocker.

    Nas Block Parties o pessoal esperava Kool Herc começar a brincar com os Breaks (intervalos de compasso) e fabricar os beats. Como essas festas aconteciam principalmente no Bronx a dança predominante era o Top ou Floor Rocking então Kool Herc costumava pegar o microfone e anunciava a performance dos B-boys, aqueles que dançam nos intervalos da música. Com isso toda a dança do Bronx e Brooklyn acabaram sendo unificadas sob o nome de B-boying.

    Em 1969, quando foi lançada a música Get on the good foot (Entre no Passo Certo), a dança não ficou restrita ao Bronx e Brooklyn em Nova Iorque. Ela aportou na Costa Oeste, mais precisamente em Los Angeles, dando origem a uma dança chamada Locking (Travar); esta recebeu a influência de uma dança chamada Funky Chick (Pintinho Funkeiro) e Hustle (gíria para maquiavélico). O Locking é uma dança atípica e por isso é considerada uma das mais complexas de execução, por que ao mesmo tempo em que se tem o Funk e Soul que fluem harmoniosamente ao ritmo da música tem se os Locks, congelando devastadoramente a dança.

    ResponderExcluir
  3. Parte 2

    Em Fresno, na Califórnia, cria-se com influências de séries de ficção científica, danças robóticas que imitavam os movimentos mecânicos. Na limitação de movimentos proporcionados a um robô começa-se a imitar ondas por todos os membros do corpo, dedos, braços, pernas, tórax e etc.

    Dá-se o nome a essas técnicas de Boogalooing (sem tradução); a verdade que é contada é a seguinte: O tio do Boogaloo Sam (personificador da dança) teria inventado o termo Boogaloo pois não conseguia achar definição para tais movimentos.

    Em Los Angeles ela é conhecida por Popping (Estalo das articulações). E em Nova Iorque quando foi conhecida por volta de 1979 chamaram-na de Boogie, assim como o B-boying foi conhecido primeiro como Breakdance em Los Angeles em 82.

    Vários grupos aderiram ao break, os grupos são denominados de "crew" que em inglês significa equipe,o que hoje parece moda vai muito além de vestir uma roupa ou um boné e sair por ai dizendo "sou do break ou sou do hip hop" a cultura é bem mais alta é na verdade uma manifestação do movimento hip-hop.

    As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise económica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows.

    Em 1967, o cantor James Brown lançou essa dança através do Funk. O Break, uma das vertentes do Street Dance, explodiu nos EUA em 1982 sob a influência e sucesso do cantor Michael Jackson, expandiu-se mundialmente, sendo que, no Brasil, devido à sua cultura, os dançarinos incorporaram novos elementos de dança.

    Em Janeiro de 1991, foi criado na cidade de Santos, o primeiro curso de “Dança de Rua” no Brasil, idealizado e introduzido pelo coreógrafo e bailarino Marcelo Cirino, baseado em trabalho prático e de pesquisa, desde 1982.

    Rodrigo
    202

    ResponderExcluir
  4. PAGODE
    Bom... como eu acho que todos sabem, o pagode é derivado do samba, e surgiu em reuniões que aconteciam em fundos de quintais. As músicas que eles cantavam eram as musicas populares, principalmente o samba, porém com o acompanhamento da percussão, cavaquinho e violão....
    Muitos dos músicos populares desses dias, nasceram nessas manifestações.
    o Pagode é um gênero brasileiro originado no Rio de Janeiro a partir do samba como ja citei acima....
    O pagode designa festas, reuniões para compartilhar amizades, música, comida e bebida. Surgiu bem no sec.XIX e se consolida no séc. XX.


    Nomes e grupos de geração Cacique de Ramos nos anos 1980:

    Fundo de quintal
    Jorge Aragão
    Beth Carvalho
    Zeca pagodinho
    Martinho da Vila
    Almir Guineto
    Alcione
    Raça Negra

    Nomes da geração 1990 do " Pagode"

    Grupo Revelação - liderado por Xande de Pilares
    Kainguelê- liderado por Salgadinho
    Negritude Junior - liderado por Netinho de Paula
    Exaltasamba - liderado por Péricles
    Molejo - liderado por Anderson
    Gera Samba - liderado por Washington
    Soweto - liderado por Belo
    Sem compromisso - liderado por Marcelinho
    Os morenos - liderado por Waquinho
    KaraMetade- liderado por vavá
    Sensação - liderado por Marquinhos
    Dudu nobre - carreira solo
    Só pra Contrariar - liderado por Alexandre Pires
    Terra Samba - liderado por Reinado Nascimento
    Sorriso Maroto - liderado por Bruno
    Razão Brasileira - liderado por Paulinho Razão


    GISELE,,TURMA:101

    ResponderExcluir
  5. Gisele, faltou comentar do colega acima...
    Comente por favor o quanto antes;
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo e Gisele;
    Ficou faltando deixar de onde vocês tiraram essa informação; se possível gostaria que pusessem para que possamos saber a fonte.

    ResponderExcluir
  7. Comentário sobre o texto:
    Achei muito interessante o texto, e tambem acho muito legal essa dança,nao é uma das minhas preferidas mas gosto tambem,acho legal o jeito de dançar...

    fonte de onde eu tirei meu texto:
    marys2cristina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. bom professor vou falar um pouquinho sobre o funk,porque é um ritmo que gosto e prático!

    O Funk é um estilo bem característico da música negra norte-americana, desenvolvido por artistas como James Brown e por seus músicos, especialmente Maceo e Melvin Parker.
    O funk pode ser melhor reconhecido por seu ritmo sincopado, pela densa linha de baixo, pelo ritmo das guitarras, pelos vocais de alguns de seus cantores e grupos (como Cameo, ou os Bar-Kays). E ainda pela forte e rítmica seção de metais, pela percussão marcante e ritmo dançante, e a forte influência do jazz (como exemplos, as músicas de Herbie Hancock, George Duke, Eddie Harris e outros)
    Origem do funk
    Os músicos negros norte-americanos primeiramente chamavam de funk à música com um ritmo mais suave. Posteriormente passaram a denominar assim aquelas com um ritmo mais intenso, agitado, por causa da associação da palavra "funk" com as relações sexuais (a palavra funk também era relacionada ao odor do corpo durante as relações sexuais). Esta forma inicial de música estabeleceu o padrão para músicos posteriores: uma música com um ritmo mais lento, sexy, solto, orientado para frases musicais repetidas (riffs) e principalmente dançante. Funky era um adjetivo típico da língua inglesa para descrever estas qualidades. Nas jam sessions, os músicos costumavam encorajar outros a "apimentar" mais as músicas, dizendo: Now, put some stank (stink/funk) on it!" (algo como "coloque mais 'funk' nisso!"). Num jazz de Mezz Mezzrow dos anos 30, Funky Butt, a palavra já aparecia.
    Devido à conotação sexual original, a palavra funk era normalmente considerada indecente. Até o fim dos anos 50 e início dos 60, quando "funk" e "funky" eram cada vez mais usadas no contexto da soul music, as palavras ainda eram consideradas indelicadas e inapropriadas para uso em conversas educadas.
    A essência da expressão musical negra norte-americana tem suas raízes nos spirituals, nas canções de trabalho, nos gritos de louvor, no gospel e no blues. Na música mais contemporânea, o gospel, o blues e suas variantes tendem a fundir-se. O funk se torna assim um amálgama do soul, do jazz e do R&B.

    ResponderExcluir
  9. (termina aqui e ki não deu pra postar tudo de uma vez)!
    Década de 1970 e atualidade
    Nos anos 70, George Clinton, com suas bandas Parliament, e, posteriormente, Funkadelic, desenvolveu um tipo de funk mais pesado, influenciado pela psicodelia. As duas bandas tinham músicos em comum, o que as tornou conhecidas como 'Funkadelic-Parliament'. O surgimento do Funkadelic-Parliament deu origem ao chamado P-Funk', que se referia tanto à banda quanto ao subgênero que desenvolveu.

    Outros grupos de funk que surgiram nos anos 70 incluem: B.T. Express, Commodores, Earth Wind & Fire, War, Lakeside, Brass Construction, Kool & The Gang, Chic, Fatback, The Gap Band, Zapp, Instant Funk, The Brothers Johnson, Skyy, e músicos/cantores como Rick James, Chaka Khan, Tom Browne, Kurtis Blow (um dos precursores do rap), e os popstars Michael Jackson e Prince.

    Nos anos 80 o funk tradicional perdeu um pouco da popularidade nos EUA, à medida em que as bandas se tornavam mais comerciais e a música mais eletrônica. Seus derivados, o rap e o hip hop, porém, começaram a se espalhar, com bandas como Sugarhill Gang e Soulsonic Force. A partir do final dos anos 80, com a disseminação dos samplers, partes de antigos sucessos de funk (principalmente dos vocais de James Brown) começaram a ser copiados para outras músicas pelo novo fenômeno das pistas de dança, a house music.

    Nesta época surgiu também algumas derivações do funk como o Miami Bass, DEF, Funk Melody e o Freestyle que também faziam grande uso de samplers e baterias eletrônicas. Tais ritmos se tornaram combustível para os movimentos Break e Hip Hop.

    Os anos 80 viram também surgir o chamado funk-metal, uma fusão entre guitarras distorcidas de heavy-metal e a batida do funk, em grupos brancos como Red Hot Chili Peppers e Faith No More.

    O Funk vem se tornando cada vez mais tocado e vários outros instrumentos estão aderindo ao estilo. A Gaita é um exemplo de como um instrumento que antes era bem caracteristico de outro estilo pode se adaptar bem ao Funk. Um dos únicos gaitistas a tocar gaita no Funk é André Carlini.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito professor de pesquisar sobre o funk,porque só o conhecia de escutar mas não sabia de onde era ou como surgiu!
    achei bem interessante porque hoje é muito comum de se ouvir falar "funk" mas,naquela
    época não falar "funk" era uma indecencia!
    achei muito interassante quando pesquisei e fiquei sabendo disso!
    tái para os funkeiros uma novidade!
    o site que pesquisei tái...
    www.terra.com.br/.../funk/historia_do_funk.htm -

    ResponderExcluir
  11. Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO... Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa! "Robert Shinyashiki"

    ResponderExcluir
  12. Olá, Everton
    meu comentario é o seguinte:
    Eu acho o pagode muito legal pra quem sabe dançar, pois eu nao sei e não gosto muito de dançar.O interessante em saber sobre o pagode é que muitas vezes a gente escuta so a musicas mas nao sabe que por tras disso tudo existe uma historia que a gente desconhece e nao tem muito interesse em saber por nao ser o estilo musical ou a propria dança que a gente gosta.
    Mas eu achei interessante o comentario da Gisele e muito produto pra mim.
    ass:carolina

    ResponderExcluir
  13. TANGO:
    O Tango é mais do que simplesmente uma postura precisa e um passo estável. Foi desenvolvido na Argentina e no Uruguai no século XIX. A dança Tango resulta da fusão de música europeia, africana e gaucha. Naquele tempo, as pessoas começaram a sentir o Tango sob a pele. O Tango é uma forma de estar na vida, uma linguaguem da alma..

    O Tango inicialmente foi chamado de Tango Criollo ou simplemente Tango. Existem numerosos estilos actualmente, como por exemplo o Tango Argentino, o Tango de Salão (Estilo americano e internacional), o Tango Finlandés, o Tango Chinês, entre outros. O Tango Argentino é considerado como sendo o “autêntico” tango, já que é o mais parecido com o que se dançou originalmente em Buenos Aires, Argentina..

    Elementos de dança e da música de Tango são populares em actividades artisticas relacionadas com a dança ou expressão corporal, tais como: patinagem artística, natação sincronizada, etc., isto pelo efeito dramático e pela enorme capacidade de improvisação no eterno tema do amor..

    O Tango é dançado normalmente em linha (ronda), numa posição cerrada, peito com peito, ou face encostada (cara a cara). No entanto, o Nuevo Tango permite dançar numa postura aberta. Uma coisa é eterna: o tango é irrepetível e permite uma improvisação infinita..

    O Tango consiste numa variedade de estilos como são o Tango Canyengue e Tango Orillero. No entanto, a maioria destes estilos já não se dançam. Fazem simplemente parte da evolução do Tango Argentino. Actualmente, o Tango Argentino consiste em: Tango de Salão, Tango Milonguero, Nuevo Tango, Show Tango ou Tango Fantasía..

    Os dançarinos de Tango Argentino também practicam duas outras danças relacionadas: Vals (waltz) e a Milonga. As festas de Tango são também chamadas de Milonga..

    Por fim, fecha os olhos, abre o teu coração, partilha a tua paixão com o teu par e dança Tango.

    Everton essa é um pouco sobre a história do tango e foi tirada do site:http://www.pasiontango.net/pt/artigos.aspx?id=historia-do-tango.
    ass:Carolina

    ResponderExcluir
  14. OI,JESSICA,TURMA104,bom eu adoro pagode,principalmente quando estou apaixonada,e muito bom escutar,mas o ritmo que eu mais gosto e o axe,e eu vou falar um pouco sobre ele.
    A origem do Axé Music
    carnaval de Salvador.
    O termo "axé" é uma saudação religiosa do candomblé e da umbanda, que significa energia positiva. Ao “axé” foi acrescentada a palavra inglesa “music” pelo jornalista Hagamenon Brito, para formar um termo que designaria pejorativamente música dançante com aspirações internacionais.
    Mas a intenção não se concretizou e com o apoio da mídia, o ritmo rapidamente conquistou todos os cantos do país na forma de carnavais fora de época, as
    tradicionais micaretas.
    Atualmente a indústria do Axé Music produz incontáveis sucessos, desde artistas consagrados que somam anos de estrada como Ara Ketu, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Jammil, Ivete Sangalo, Netinho até os mais recentes como Claudia Leitte (ex-vocalista da conhecida banda Babado Novo, que hoje trilha carreira solo), Tomate (ex-vocalista do Rapazzola também em voo solo), Alexandre Peixe e Batom na Cueca, e sem esquecer, é claro, de grupos que fizeram sucesso, mas que hoje não estão tanto em evidência como Terrasamba, Gera Samba e É o Tchan.
    www.kboing.com.br
    umas de suas caracteristicas do ''AXE''eo rebolado,pois representa toda a sensualidade da dança.
    BOM e isso ai,espero que possamos dançar muito axe.
    ABRAÇOS E TCHAU,TCHAU!!!

    ResponderExcluir
  15. meu nome é hudson da turma 101

    ola gisele eu gostei muito do seu comentario e acho que vc reaumente pesquisou sobre o pagode parabems e espero q vc continue assim

    Funk (também conhecido como soul funk ou funk de raíz)[1] é um estilo bem característico da música negra norte-americana, desenvolvido a partir de meados dos anos 1960 por artistas como James Brown e por seus músicos, especialmente Maceo Parker e Melvin Parker, a partir de uma mistura de soul music, soul jazz, rock psicodélico e R&B.

    O funk pode ser melhor reconhecido por seu ritmo sincopado, pelos vocais de alguns de seus cantores e grupos (como Cameo, ou os Bar-Kays). E ainda pela forte e rítmica seção de metais, pela percussão marcante e ritmo dançante. Nos anos 70 o funk foi influência para músicos de jazz (como exemplos, as músicas de Miles Davis, Herbie Hancock

    Os músicos negros norte-americanos primeiramente chamavam de funk à música com um ritmo mais suave. Esta forma inicial de música estabeleceu o padrão para músicos posteriores: uma música com um ritmo mais lento, sexy, solto, orientado para frases musicais repetidas (riffs) e principalmente dançante.

    Funk era um adjetivo típico da língua inglesa para descrever estas qualidades. Nas jam sessions, os músicos costumavam encorajar outros a “apimentar” mais as músicas, dizendo: Now, put some stank (stink/funk) on it!” (algo como “coloque mais ‘funk’ nisso!”).

    Num jazz de Mezz Mezzrow dos anos 30, Funky Butt, a palavra já aparecia. Devido à conotação sexual original, a palavra funk era normalmente considerada indecente. Até o fim dos anos 50 e início dos 60, quando “funk” e “funky” eram cada vez mais usadas no contexto da soul music, as palavras ainda eram consideradas indelicadas e inapropriadas para uso em conversas educadas.

    na minha opiniao eu acho q os cantores mai famosos d brasil sao:mc romel,mc k9,mc wismith,mc ticao,gaiola das poposudas isso na minha opiniao

    o link da pesquisa é:http://pt.wikipedia.org/wiki/Funk

    ResponderExcluir
  16. Rayane;
    Você não sabe o quanto fico feliz de lhe trazer sentido a uma pesquisa!!
    Fico muito satisfeito e peço para que se esforce para tentar encontrar em outros temas algo que lhe traga sentido em pesquisar. Penso que agora você terá um olhar diferente do Funk do que tinha antes da pesquisa; esse novo olhar é no mínimo mais informado do que antes. Acredito que podes parar por aí ou fazer novas pesquisas acerca dos temas que lhe interessam. Cabe a você se exercitar!!
    Abraço carinhoso;

    ResponderExcluir
  17. Jessica;
    Também gosto muito do axé, porém tenho feito uma crítica que é a da mulher ser tratada como objeto.
    Mas confesso que o ritmo é contagiante mesmo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  18. Hudson Funkeiro!!!
    Quem diria!!!
    Também gosto do Funk, mas é outro que tem se entregue a mídia e apelando a erotização das letras e fazendo da mulher objeto, fora os que agora excitam a violência. O funk no Brasil foi muito usado para expressar as mazelas da população carente de vilas e favelas, assim como dos "asfaltos", falando inclusive da necessidade de vencer a violência e instaurar a paz naqueles lugares. Procurem por "História do Funk no Brasil". Abraço carinhoso;

    ResponderExcluir
  19. Bruno turma 101:

    O forró é uma dança popular de origem nordestina. Esta dança é acompanhada de música, que possui o mesmo nome da dança. A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil. A música de forró é acompanhada dos seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona e zabumba.

    História do Forró

    De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.

    Origem do nome

    A origem do nome forró tem várias versões, porém a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo. Segundo ele, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra.

    Características

    Uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. Esta é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade.

    Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso. Foram os migrantes nordestinos que espalharam o forró, principalmente nas décadas de 1960 e 1970.

    Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra.

    Principais cantores e bandas de forró:

    - Alceu Valença
    - Banda Calypso
    - Beto Barbosa
    - Calcinha Preta
    - Chico Salles
    - Dominguinhos
    - Elba Ramalho
    - Frank Aguiar
    - Genival Lacerda
    - Jackson do Pandeiro
    - Limão com mel
    - Luiz Gonzaga
    - Mastruz com leite
    - Oswaldinho do Acordeon
    - Sivuca
    - Zé Ramalho

    fonte:http://www.suapesquisa.com/musicacultura/forro.htm

    ResponderExcluir
  20. Bruno turma 101:

    O Erveton eu gosto de pagode; é um tipo de musica que gosto de ouvir, fala de coisas boas. Eu também gosto de funk, mas acho que a maioria das musicas são muito vulgares e voltadas para o sexo, bebida e apologia ao crime; mas ainda a muitas musicas que não fazem parte de repertorio. Fazendo com que nossa musica seja às vezes apreciada ou criticada, pelo simples fato de ouvir funk alguns são considerados favelados e sem cultura. Mas sempre fazemos a diferença e mostrando o que realmente vale à pena !

    ResponderExcluir
  21. Bruno;
    Concordo com você no que tange a vulgaridade que o funk tem demonstrado na atualidade, assim como a apologia ao crime entre outras; porem não concordo com quem diz que os apreciadores deste ritmo não possuem cultura. Ora, segundo estudamos no bimestre passado, sem muito aprofundamento, claro, cultura é todo um arcabouço de fazeres de sentido próprio a uma determinada comunidade ou pessoa. Nesta perspectiva, segundo um autor famoso na área da Educação Física: "Existem tantas culturas quanto pessoas". Walter Brach.
    Abraço carinhoso;

    ResponderExcluir
  22. jéssica, turma:203
    eu concordo com o aluno Bruno eo Professor Everton. O Funk hoje em dia esta muito vulgar voltado pra sexualidade e etc. lembro que discutimos em sala de aula que o funk atigamente retratava de pesoas que moravam na favela , criticando ou não o governo e etc.Eu particulamente não gosto de Funk mais aprendi a respeitar cada estilo de dança.
    Bom o estilo de Dança que eu acho lindo é o Ballet Clássico.Vou contar um pouco sobre esa dança graciosa.
    PARTE 1:
    As origens do Ballet Clássico estão no Período Renascentista.
    Nos seculos XV e XVI, a aristocrácia em Itália e França festejavam casamentos, celebrações de alianças politicas e de vitória em guerras ou união de terras, ou simplesmente para entreternimento das Casas Reais Européias e sua nobreza, grandiosas festas públicas.
    Inicialmente, encontramos a nobreza italiana a receber seus convidados em ricas celebrações que poderiam durar dias. A dramatização dos movimentos, os temas desenvolvidos e a dança pantomimica demonstravam os primeiros passos de uma estrutura e na altura,os espectaculos destacavam tanto a dança,como a mimica, o canto, a música com os instrumentos e a poesia.
    Era com estes espectáculos pomposos que eles divertiam-se com seus convidados.
    O primeiro Ballet de Corte foi apresentado no casamento do Duque de Milão com Isabel de Argon, no ano de 1489, e os pares apresentaram-se graciosamente com pequenos e delicados passos dificultados pelo vestuário pesado e ornamentado da epóca.
    Em 1533, Henrique II, futuro rei de França, casou-se com a aristocrata italiana, Catarina de Médicis e foi assim que o baletto da corte italiana desembarcou na corte francesa.
    Artistas italianos especializados vieram para compor a festa e apresentaram luxuosos espectáculos que tinham cenários, artistas, coreografias e direcção artistica dando ao casamento, uma organização teatral.
    Em 1581, a propria Catarina de Médicis, produziu em França com direcção artistica de Baldassarino de Belgiojoso ou Balthazar de Beaujoyeulx, nome adoptado em França, o ballet de corte, Ballet Comique de la Reine.
    Apresentado em 15 de Outubro de 1581 no grande salão do Louvre, o bailado tinha como tema a Mitologia e baseava-se em Circe, uma feiticeira com poderes mágicos.
    A dança alternava-se com o verso e com a musica e a estrutura de desenhos geometricos era seguida tendo a plateia a assistir ao espectaculo de um plano superior. O ballet teve duração de cinco horas e foi interpretado pelos nobres da corte e pela propria Rainha e damas de companhia.
    Historicamente, Beaujoyeulx e seu bailado Ballet Comique de la Reine é reconhecido como o primeiro coreografo de Ballet e primeiro bailado com estrutura artistica devido ter havido um trabalho de composição de dança e canto com dramatização.
    Houveram antes deste outros bailados e organizadores mas a historia para precisar qualquer acontecimento necessita de um ponto fixo no tempo e esta festa em especial para celebrar o casamento da irmã de Catarina de Médicis e devido a sua influencia foi considerada ponto de partida para o desenvolvimento do ballet.

    ResponderExcluir
  23. PARTE 2:
    O Ballet Clássico hoje em dia não pode mais ser compreendido somente como arte sem considerarmos a evolução da preparação física de maneira geral.

    Esta obra, numa tentativa inédita, busca mostrar como aspectos da preparação física e do treinamento desportivo podem direcionar o desenvolvimento de capacidades físicas na busca da perfeição técnica.

    Considerando e compreendendo o desenvolvimento motor desde os níveis iniciais os coreógrafos e professores terão a oportunidade de aliar a ciência do movimento ao ballet clássico, em função da tradição, beleza e perfeição desta arte.
    O Ballet Clássico hoje em dia não pode mais ser compreendido somente como arte sem considerarmos a evolução da preparação física de maneira geral.

    Esta obra, numa tentativa inédita, busca mostrar como aspectos da preparação física e do treinamento desportivo podem direcionar o desenvolvimento de capacidades físicas na busca da perfeição técnica.

    Considerando e compreendendo o desenvolvimento motor desde os níveis iniciais os coreógrafos e professores terão a oportunidade de aliar a ciência do movimento ao ballet clássico, em função da tradição, beleza e perfeição desta arte.
    O Ballet Clássico hoje em dia não pode mais ser compreendido somente como arte sem considerarmos a evolução da preparação física de maneira geral.

    Esta obra, numa tentativa inédita, busca mostrar como aspectos da preparação física e do treinamento desportivo podem direcionar o desenvolvimento de capacidades físicas na busca da perfeição técnica.

    Considerando e compreendendo o desenvolvimento motor desde os níveis iniciais os coreógrafos e professores terão a oportunidade de aliar a ciência do movimento ao ballet clássico, em função da tradição, beleza e O Ballet Clássico hoje em dia não pode mais ser compreendido somente como arte sem considerarmos a evolução da preparação física de maneira geral.



    Considerando e compreendendo o desenvolvimento motor desde os níveis iniciais os coreógrafos e professores terão a oportunidade de aliar a ciência do movimento ao ballet clássico, em função da tradição, beleza e perfeição desta arte.
    perfeição desta arte.
    então é isso espero que tenham gostado!!
    fonte:http://pt.shvoong.com/humanities/arts/1653663-ballet-historia-da-dan%C3%A7a-classica/
    Abraçoss *_*

    ResponderExcluir
  24. Everton eu gosto da dança profetica.Irei falar um pouco dela.
    ORIGEM DA DANÇA PROFETICA

    A dança profetica e uma danca espiritual presente em varias culturas com o objetivo de entrar em comunicação com deus.A danca e usada com gestos e movimentos para ministrar o louvor e a adoração a deus.Atraves dos gestos e ministrados: a cura,a libertação,a adoração,o clamor(oração),o arrenpedimento.Cada movimento tem seu significado e sua cor.E agora vou falar um pouco sobre eles.

    Vermelho : sangue, reconciliação, sacrifício; Azul : céu, graça celeste, revelação divina, rios de águas vivas ou purificadoras;
    Púrpura: realeza;
    Branco: pureza, santidade, justiça, Espírito Santo;
    Prata: redenção, palavra de Deus;
    Ouro, Dourado: Divindade e a Glória de Deus;
    Bronze, Cobre e Metal : julgamento;
    Amarelo :celebração, alegria ,Glória de Deus, Unção;
    Verde : nova vida, florescimento, renovo, vigor, prosperidade;
    Marrom, Cinza: arrependimento, humilhação
    Laranja, amarelo e vermelho : fogo e Espírito Santo, louvor;
    Laranja: o fogo
    Ameixa: riqueza, abundância, cheio do Espírito Santo;
    Rosa: a alegria;
    Preto: o pecado, a morte;
    Roxo: realeza, reinado, majestade.

    http://fotolog.terra.com.br/racaeleita:35

    Everton eu estava lendo o texto "o QUE E DANÇA" e entendir que a dança antigamente era uma dançã divertida,as pessoas não pensava em sexo e hoje as dança estão mais voltadas para o ato sexual.E eu ebservei que tem pessoas idosas e mais antigas que vivem e mora na comunidade tem saudades das danças antigas e musica porque no mundo de hoje que estamos vivem as dança e musicas são diferente.

    Everton eu queria te parabelizar por este projeto que eu achei muito bom.Porque e muito interresante para mim como aluna que facilidade para nos todos.E eu gostei muito dos outros trabalhos que os alunos comentou.

    NOME:josiane TURMA:201-MANHÃ

    ResponderExcluir
  25. ola everton
    meu nome é débora da turma:101

    achei muito legal saber sobre o forró e a sua origem eu acho o forró bastante legal adoro dançar achei muito interessante em saber, porque muitas vezes a gente escuta o forró no dia dia mais não sabemos que ele tem sua origem e tem um significado achei muito legal o comentario do bruno.

    ResponderExcluir
  26. ola everton
    meu nome é débora da turma:101

    eu gosto um pouquinho do forró as vezes eu curto, achei muito legal saber sobre a origem do forró e seu significado ouvimos o forró no dia a dia mais não sabemos oque ele significa e quando foi sua origem a partir desse texto eu pude descobrir oque ele é, achei muito legal o comentario do bruno.

    ResponderExcluir
  27. eu acho muito legal a dança do frevo

    frevo
    O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileiros com origens no estado de Pernambuco misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira.
    Surgido na cidade do Recife no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevo, em que capoeiristas saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte[2].
    Pode-se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. Os músicos pensavam em dar ao povo mais animação nos folguedos. No decorrer do tempo, a música ganhou características próprias acompanhadas por um bailado inconfundível de passos soltos e acrobáticos.
    pode-se dizer que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, especialmente para o Carnaval. A década de trinta foi um marco para dividir o ritmo em Frevo-de-Rua, Frevo-Canção e Frevo-de-Bloco.
    Nos anos 30, com a popularização do ritmo pelas gravações em disco e sua transmissão pelos programas do rádio, convencionou-se dividir o frevo em FREVO-DE-RUA (quando puramente instrumental), FREVO-CANÇÃO, (este derivado da ária, tem uma introdução orquestral e andamento melódico, típico dos frevos de rua) e o FREVO-DE-BLOCO. Este último, executado por orquestra de madeiras e cordas (pau e cordas, como são popularmente conhecidas), é chamado pelos compositores mais tradicionais de marcha-de-bloco (Edgard Moraes, falecido em 1974), sendo característica dos "Blocos Carnavalescos Mistos" do Recife.

    bom esta é um pouco da historia do frevo

    foi tirado do site
    http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/frevo.htm
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo

    ResponderExcluir
  28. Bruno turma 101:

    O Everton não quis diser que quem ouvi funk e cem cultura, mas sim diser que somos ofendidos e chamados de cem cultura, em momento algum iria diser isso se falase isto estaria me chamando de cem cultura....

    ResponderExcluir
  29. oi ee Professor vou comentar o que eu achei do trabalho do Bruno 101 tinha bastante coisas que eu nem sabia mais agora estou sabendo como por exemplo A origem do nome forró tem várias versões, porém a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo. Segundo ele, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra. Agora vou falar sobre meu trabalho!!!

    ResponderExcluir
  30. 1°PARTE
    O Axé Music (também conhecido como TIRA O PÉ DO CHÃO em algumas regiões do país) nasceu nas seções espíritas onde os escravos fumavam muita erva danada em suas noites de descanso na senzala para poder entrar em contatos com seus orixás (chamados pela IURD de Tinhosos) utilizando-se de instrumentos macumbados com poder das trevas. Há indícios comprovados - ou não - de que a capoeira tenha nascido nessa época nas mesmas circunstâncias que o Axé. Conclui-se então que a primeira música criada pelos poetas idiotas inspirados em sua cultura tenha sido "PARANAUÊ". O nome foi decidido quando uma baiana arretada chapada recebeu o espírito de Oxosse e pronunciou Axésse devido ao pequeno tero de sangue no álcool que corria em suas veias. A mesma história se repetiria anos depois na formação da cantora pop Ke$ha.
    As negras que antes cantavam em línguas africanas passaram a fazer aulas de português com os donos das fazendas e, em troca, ensinavam o rebolado manhoso do Axé adquirido depois de muita seção de safadeza com o tinhoso. Conforme o tempo passava mais e mais escravos compravam sua liberdade com o dinheiro conseguido através do tráfico de entorpecentes e saíam pela Bahia toda abrindo terreiros de putaria macumba para poderem tocar Axé que se tornou também um vício.
    Conviver com a chatice de morar no meio do mato inspirou os primeiros cantores de Axé a fazer instrumentos precários com os itens encontrados ao redor dos quilombos e até mesmo a compor músicas dedicadas à própria natureza. Entre eles, cresceu um menino de pele clara chamado Caetano Veloso que até hoje canta Axé meloso (também conhecido como Axé Melódico, posteriormente sendo adaptado as guitarras pela banda Angra) que fala da Lua, do céu e do São Jorge que voltará pra combater a injustiça e o preconceito com a sua espada - ou não. Depois de ter bombado nas rádios dos senhores de engenho durante o Brasil Colonial, o Axé perdeu o seu valor para as bandas em suas respectivas ordens de ascensão: Beatles, Guns 'n Roses, Xuxa, Nirvana, Mamonas Assassinas e Calypso. O incrível foi que o Axé conseguiu ser pior que todas essas porcarias bandas. No começo da década de 90 a.C. e o Axé retoma sua caminhada rumo à destruição mental em massa com fenômenos que surgiram do inferno nada diretamente para o topo da lista das músicas mais tocadas nos caixotões - hoje conhecidos como Trios Elétricos - sendo esses É O Tchan, Asa de Águia, Banda EVA, Banda Cheiro de Amor, Ivete Sangalo, Araketu e todos aqueles barulhos estranhos que faziam você dançar na frente da televisão assistindo Domingo Legal aos seus três anos de idade. Eu sei que você dançava.

    ResponderExcluir
  31. 2°PARTE
    O que é o Axé hoje em dia?

    O axé só se tornou mesmo um estilo musical de grande importância na República da Corrupção por que recebeu uma ajudinha de Oxum, Oxosse, Iemanjá, Deus e o Capeta também. Iemanjá resolveu fazer uma verdadeira suruba no além pra conseguir o apoio das entidades já citadas para só então reencarnar na pele de uma certa garota chamada Daniela e começou a refletir sobre como fazer sucesso na vida, escrevendo tudo em seu diário, posteriormente conhecido como O diário de Daniela. Depois disso ela adotou o nome "Mercury" em homenagem ao falecido vocalista do Queen Freddie Mercurye resolveu então compor o famoso Canto da Cidade, que marcou de vez o momento no qual a música baiana começou a infestar e poluir auditivamente o nosso maravilhoso país do dinheiro nas cuecas. O sucesso foi tanto que, além dela ter garantido 24 grammys, ainda conseguiu uma puta fama de sapatão, feito que antes apenas cantoras de MPB conseguiam.
    Depois disso, tivemos outras experiências, sempre com nomes como Gera Samba, Harmonia do Samba, É o Tchan, Cheiro de Amor, além da famosa Banda Eva, que depois de muita macumba conseguir fazer com que a Pomba Gira descesse na vocalista até então desconhecida Ivete Sangalo.
    Mas como todo pacto com o capeta exige pagamento, além dos galos pretos assassinados a entidade também fez com que apenas Ivetinha conseguisse sucesso em carreira solo enquanto a Banda Eva ficasse esquecida no tempo. Mais tarde, uma banda chamada babado novo reinvindica o poder do satanás a eles e agora a possuída seria Cláudia Leite, mas por ironia do destino o futuro da banda acabaria por ser o mesmo que a da Banda Eva.

    ResponderExcluir
  32. 3°PARTE
    Instrumentos
    Tendo em vista que os axezeiros (Os cantores de axé) não sabem tocar instrumentos como violinos, saxofone e clarineta (WTF) restam apenas poucos instrumentos para eles, a guitarra eletrônica e um pandeiro (e esporádicamente um berimbau e muitos tambores). Com essas drogas de instrumentos eles acham que podem tirar algum som bom disso, então com as escassez de conhecimento em instrumentos eles vão embora no mundo musical com sua guitarra e pandeiro.
    Para compor a música não precisa de muito além disso, pois o som pode ser feito até pelo barulho do povo pulando no chão. Veja um exemplo (traduza "tum dum" pelo som dos pés no chão):
    O ARAKETU, O ARAKETU QUANTO TOCA ("tum dum") DEIXA TODO MUNDO PULANDO QUE NEM PIPOCA ("tum dum")
    Pula, sai do chão, VAI!
    Andou na prancha, cuidado, o tubarão vai te pegar ("tum dum tum dum tum dum")
    Entendeu, não precisa saber notação musical, não precisa fazer pestana, não precisa de nada. BATE O PÉ NO CHÃO E GRITA, VAI!!!

    ResponderExcluir
  33. 4°PARTE
    Esperem Que gostem e aprendem porque tem muitas coisas do axé que eu aprendi e gostei tomara que vcs gostem tmb ate a proxima pessoal bjs

    NOME:Mariana Oliveira Dos Santos
    TURMA:203

    ResponderExcluir
  34. Mariana,
    Gostaria que você colocasse a origem de sua pesquisa! Obrigado;

    ResponderExcluir
  35. Mariana,
    Gostaria que você colocasse a origem de sua pesquisa! Também gostaria que deixasse seu ponto de vista sobre seu texto, uma vez que o mesmo é extremamente partidário. Você concorda com este autor que acredita que todos que gostam do Ritmo Axé são adoradores do demônio? Que cantores, compositores e outros ligados direto ou indiretamente, ao ritmo são possuídos por entidades malignas? Gostaria que você refizesse sua pesquisa e comparasse as duas produzindo seu ponto de vista acerca do exposto nos dois textos. Procure por textos com um olhar diferente do religioso para que possa ter prismas diferentes. Aguardo retorno, Obrigado;

    ResponderExcluir
  36. Everton eu gosto da musicas hip-hop e irei falar um pouco sobre ela.


    A HISTÓRIA DO HIP HOP e CULTURA


    A cultura hip hop é formada pelos seguintes elementos: O rap, o graffiti e o break.
    Rap - rhythm and poetry, ou seja, ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da cultura;
    Graffiti - que representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos feitos por graffiteiros, nas ruas das cidades espalhadas pelo mundo;
    Break dance - que representa a dança.


    Os três elementos juntos compõe a cultura hip hop.
    Que muitos dizem que é a "CNN da periferia", ou seja, que o hip hop seria a única forma da periferia, dos guetos expressarem suas dificuldades, suas necessidades de todas classes excluídas...

    O termo hip hop, alguns dizem que foi criado em meados de 1968 por Afrika Bambaataa. Ele teria se inspirado em dois movimentos cíclicos, ou seja, um deles estava na forma pela qual se transmitia a cultura dos guetos americanos, a outra estava justamente na forma de dançar popular na época, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip)...

    Em meados dos anos 70 no Bronx, cidade de Nova Iorque, só existiam dois bons deejays conhecidos que eram Kool D.J. Herc e Kool Dee.

    Kool D.J. Herc foi o maior e mais seguido de todos os D.Js. do Bronx.

    De qualquer modo em meado dos anos 70 outro jovem D.J. que foi inspirado por kool D.J. Herc, Kool D.J. Dee, Disco King Mario, começou aparecer e crescer no cenário da música B.Beat chamado Afrika Bambaataa.

    Ele tinha algo de grandioso da música B.Beat de Kool Herc, ele começou a trazer novos discos e fazia as pessoas dançarem como um trovão, e decidiu de chamá-los de ZULU NATION. Nos próximos anos Bambaataa seria o responsável por várias gírias no movimento. Nesta mesma época apareceu outro D.J. com o nome de Grand Máster Flash, que ajudou a reformular o jeito de rimar em cima dos Break Beats. Não foram Sugarhill Gang, D.J. Hollywood ou Eddie Chebba e Kurts Blow que começaram a rimar em cima dessas batidas, foram realmente Grand Máster Flash, Mele mel, Kid Creole e Keith Cowbow que começaram o fenômeno das rimas.

    Se existe alguém responsável pela criação da música Break Beat, foram Kool D.J. Herc, Afrika Bambaataa e Grand Master Flash, os que vieram depois só ajudaram a construir o que chamamos de HIP-HOP.

    http://hiphop-t.tripod.com/id1.html


    Então irei falar sobre a postagem no blog que a aluna Mariana fez.Eu entendir que o axe esta mais voltado para o cantombre,e eu não gosto de axe mas goste de algums cantores como:evete sangalo ,cheiro de amor e banda eva.E os intrumentos que eles usam são tambores e guitarras e vou fala tambem sobre o texto "o que e dança" eu entendir que como surgiu a danca que foi antes de cristo e no pais do japão a danca foi preservada deste quando surgiu e em roma a danca e mais voltada para o forma sensual para homenagiar o deus do vinho.E EU GOSTO DE ALGUNS CANTORE AFRICO-AMERICANO COMO:Beyonce,Emminer,Black eyedpeas,Rihanna,Ne-y
    o.

    Nome:marcelly Turma:202-manhã

    ResponderExcluir
  37. professor sou andreia turma 101


    mariana,achei interesante seu comentario sobre o axé,fiquei surpresa com algumas coisas principalmente que o axé é um pouco relacionado com espiritas.gosto do ritmo do axé,mas nao gosto das maiorias das letras das musicas tem muitas palavras que tem ave com espiritismo.

    bom,professor everton minha dança preferida é a dança profetica.pq na minha opiniao todos nossos gestos,voz,sentidos,tudo tem que ser para adorar a deus!eu danço, dança profetica sou apaixonada com a dança é oq mais amo fazer!!!e acho perfeito!vou falar um pouco sobre ela:

    Entretanto, é muito importante salientar que a dança no louvor e na adoração não é uma prática corporal por si mesma, muito menos uma exibição artística como complemento ou como enfeite na liturgia. A dança, no contexto espiritual, é parte integrante do louvor como um todo. Nela, a essência de total entrega do adorador se manifesta por uma espontaneidade responsiva, levando toda a congregação para momentos de júbilo, de edificação, de libertação e de restauração na presença do Senhor. Louvamos a Deus com danças por causa da Sua santidade, da criação e da redenção do ser humano. Nesse sentido, esse ato do louvor implica na mais íntima comunhão com Ele. A dança em adoração expressa e completa o desfrutar a Presença de Deus, do Seu relacionamento conosco numa celebração a Ele e com Ele. Não queremos ser apenas bailarinas e bailarinos, mas verdadeiros adoradores. Não realizamos apresentações, mas ministramos o louvor a Deus; e o palco, para nós, é o púlpito: lugar de santidade, adoração e autoridade.

    O ministro de louvor atuante na música, no canto ou na dança precisa ter a atitude de entrega total, irrestrita, na sua relação de intimidade, de comunhão com o Pai. Isso é possível a partir da humildade na adoração sincera, espiritualmente viva e fisicamente expressa. O adorador deve se despir de toda vontade própria para morrer com Cristo para o mundo e ressuscitar com Ele para uma nova vida, para servi-Lo em espírito, com sacrifícios agradáveis a Ele: “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito …” (Salmos 51:17.)

    Davi é um bom exemplo de adorador. Sendo rei, se despiu de todo o orgulho e ensinou Israel a adorar a Deus em todos os níveis: com novos cânticos, novos instrumentos, com danças e com novas expressões de louvor. Sua humildade de coração provocou uma resposta imediata do Espírito Santo de Deus por intermédio da alegria e do júbilo que invadiram todo o Israel. (II Samuel 6:14

    http://amandaaguilarbf.wordpress.com/2010/06/02/danca-profetica-uma-nova-historia-para-a-igreja/

    ResponderExcluir
  38. Legal Debora!
    A idéia é esta mesmo... Construirmos juntos nosso saber e a forma como vimos o mundo.
    Manda ver! Se quiser, dê uma olhada em outros ritmos também. Abraço

    ResponderExcluir
  39. Jessica;
    Realmente o balé é muito bonito...
    Fiquei feliz por escolher um ritmo tão diferente... Que ainda se encontra distante da maioria das pessoas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  40. Valsa (do alemão Walzer) é um gênero musical erudito de compasso binário composto (embora muitas vezes, para facilitar a leitura, seja escrita em compasso ternário). As valsas foram muito tocadas nos salões vienenses e muito dançada pela elite da época.
    Durante meados do século XVIII, a allemande, muito popular em França, já antecipava, em alguns aspectos, a valsa. Carl Maria von Weber, com as suas Douze Allemandes, e, mais especificamente com o Convite à dança (também conhecido por Convite à valsa), de 1820, pode ser considerado o pai do gênero.
    Os compositores mais famosos do estilo são os membros da família Strauss, Josef e Johann Strauss. O estilo foi depois reinterpretado por compositores como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Maurice Ravel. Johann Strauss II compôs mais de duzentas valsas. Atualmente as valsas são regularmente interpretadas pelas mais importantes orquestras mundiais.
    O gênero musical gerou danças com braços entrelaçados ao nível da cintura, tornou-se logo uma dança independente com contato mais próximo entre os parceiros. No fim do século XVIII a dança passou a ser aceita pela alta sociedade - especialmente pela sociedade vienense.

    A valsa chegou ao Brasil com a transferência da corte portuguesa ao país, em 1808. A música foi apresentada em salões onde a elite do Rio de Janeiro dançava. Depois chegou outro gênero musical, a polca, em 1845. Ao longo da segunda metade do século XIX a valsa continuou a ter grande aceitação e foi, nas palavras do estudioso José Ramos Tinhorão, "um dos únicos espaços públicos de aproximação que a época oferecia a namorados e amantes".
    Entre os músicos brasileiros que fizeram obras neste gênero estão os compositores Villa Lobos, Carlos Gomes e Ernesto Nazaré, Chiquinha Gonzaga, Zequinha de Abreu, Pixinguinha, Tom Jobim e Chico Buarque. Além disso, a música sertaneja e a música regionalista tradicionalista assumiu esse ritmo em suas canções, seus representantes mais conhecidos são: Zé Fortuna & Pitangueira e Zé Corrêa. Bibliogarafia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Valsa

    ResponderExcluir
  41. Débora,
    O frevo é uma dança muito interessante,pois é de origem brasileira e é uma mistura de mais outros ritmos,ainda mais que é de onde o meu amorzinho veio,"mesmo não sabendo dançar nada".E também não me imagino dançando ,além de que eu não sou muito de dançar..
    Abraços,
    Sirley.

    ResponderExcluir
  42. O frevo é uma dança que eu particularmente não curto muito, prefiro outros tipos de dança. Esse é o meu ponto de vista crítico em relação à esse tipo de dança.

    ResponderExcluir
  43. Ballet alemão

    Na Alemanha nasceu a dança expressionista, que se propunha objetivar a manifestação de processos anímicos, com a superação do objeto e a renúncia a toda ilustração das sensações. A emoção é que determina a forma, espontânea entre os partidários de Wigman, e elaborada, entre os de von Laban. O bailarino clássico busca a beleza, o aluno de Wigman busca o efeito da ruptura da harmonia corporal na deformação eloqüente. No expressionismo alemão, como havia sucedido com Isadora Duncan, o peso, a gravidade, novamente se apoderam do bailarino, como uma força estética. Os estudos de Rudolf von Laban resultaram na introdução do Realismo e do Naturalismo na dança. Para van Laban, o bailarino deve sentir o gesto, pois este nasce do sentimento. Sua doutrina é essencialmente um raciocínio sistematizado. Parte da análise do movimento e considera a dança como uma arte do espaço, situando o dançarino dentro de um icosaedro. Por esse caminho, conseguiu realizar obras de alguma importância, como Agamenon. Também ele elaborou um sistema de notação da dança.
    Mary Wigman, aluna de von Laban como Kurt Jooss, e ainda de Jaques-Dalcroze, influenciou toda uma geração de bailarinos. Dançou como solista em muitas cidades da Europa e dos EUA, e fixou sua escola em Dresden. Wigman queria libertar a dança da música, e exprimir o que existe de mais sensível no mais profundo do ser. Segundo sua teoria, o corpo é um instrumento completo. Assim, partia ela da dança em silêncio, com um mínimo de sonoridade, seguindo-se pouco a pouco a música. A personalidade vigorosa de Wigman afirmou-se nas coreografias para solistas mais do que nas de conjunto, e sobretudo em seus ensinamentos.
    Kurt Jooss foi provavelmente o maior artista do Expressionismo alemão. Organizou uma companhia e visitou, com sucesso, diversos países. Sua criação mais conhecida é "A Mesa verde", uma sátira das conferências diplomáticas e da guerra. Seus bailados eram narrativos e a técnica empregada uma forma sintética de combinação da força e leveza do balé com a liberdade e a fluidez da dança moderna.
    John Cranko - inglês da cidade do Cabo, onde produziu, aos 16 anos de idade, "The Soldier's tale", de Stravinsky, fez carreira no Sadler's Wells (Pineapple Poll, The Lady and trie fort, The Prince of trie pagodas), trabalhou por algum tempo na Ópera, de Paris, no La Scala, de Milão, e no Royal Ballet de Londres. Em 1961 assumiu a direção do balé da Ópera do Estado de Wurttem-berg, em Stuttgart, que ia fazer internacionalmente famoso. Entre seus sucessos, contam-se Romeo and Juliet, The Taming of trie shrew, Eugène Onegin.
    Foi sucedido pela bailarina brasileira Marcia Haydée, geralmente aclamada como uma das grandes bailarinas contemporâneas. Na segunda metade do século a dança moderna, ou contemporânea, tem-se desenvolvido principalmente nos EUA, com Alwin Nikolais, Paul Taylor, Ted Shawn, Alvin Ailey, Ruth Sàint Denis, mas sobretudo a grande Martha Graham. Cada vez mais o balé e a dança contemporânea se interpenetram: esta usa a técnica clássica na formação de seus intérpretes e o primeiro compõe bailados cada vez mais vanguardistas. No entanto, para sua propagação e ensinamento a dança moderna ainda enfrenta um óbice: a falta de codificação e teorização. Cada mestre forma sua escola e seu grupo de passos, dando-lhes nomes peculiares.

    ResponderExcluir
  44. olá professor, aqui quem fala é a Beatriz da turma 202, e agora vou comentar a postagem da Débora.Bom como vc já sabe, eu já tive a oportunidade de conhecer e dançar o frevo e é isso ai mesmo que ele disse, o frevo é um ritmo muito ecelerado e típico do carnaval. Ela falou das origens , etc,. Bom eu gostei muito de ver o frevo sobre o olhar de outra pessoa, e foi muito gostoso rever o frevo, e vou confessar que senti saudades do tempo em que dançei! bom , é isso ai eu gostei muito da coincidência de ter que falar sobre esse ritmo que marcou tanto a minha vida!

    ResponderExcluir
  45. josy turma 103
    Eu não acho o frevo um rítmo interessante,as coreografias são dificeis de se fazer e também não prende a minha atenção.o que eu curto mesmo é pagode, entãõ é sobre ele que eu vou falar.

    ResponderExcluir
  46. Amanda;
    Muito legal o tema do balé alemão; eu desconhecia...
    Gostaria que postasse depois a origem de onde retirou tal texto ou o fez.
    Abraço

    ResponderExcluir
  47. bom,eu ja tinha postado mas nao ví meu comentario e nem a dança que coloquei entao decidi repitir!!!bom,professor sou andreia da turma 101, vou falar sobre o ballet alemao da princess.
    achei super interessante o ballet alemao.nao conhecia essa dança.ja vi muito ballet normal,mas alemao é a primeira vez que vejo.mas muito bacana!

    ResponderExcluir
  48. professor vou falar sobre a DANÇA PROFETICA!!!QUE É O MEU DOM!!!!AMO MUITO...

    Entretanto, é muito importante salientar que a dança no louvor e na adoração não é uma prática corporal por si mesma, muito menos uma exibição artística como complemento ou como enfeite na liturgia. A dança, no contexto espiritual, é parte integrante do louvor como um todo. Nela, a essência de total entrega do adorador se manifesta por uma espontaneidade responsiva, levando toda a congregação para momentos de júbilo, de edificação, de libertação e de restauração na presença do Senhor. Louvamos a Deus com danças por causa da Sua santidade, da criação e da redenção do ser humano. Nesse sentido, esse ato do louvor implica na mais íntima comunhão com Ele. A dança em adoração expressa e completa o desfrutar a Presença de Deus, do Seu relacionamento conosco numa celebração a Ele e com Ele. Não queremos ser apenas bailarinas e bailarinos, mas verdadeiros adoradores. Não realizamos apresentações, mas ministramos o louvor a Deus; e o palco, para nós, é o púlpito: lugar de santidade, adoração e autoridade

    Davi é um bom exemplo de adorador. Sendo rei, se despiu de todo o orgulho e ensinou Israel a adorar a Deus em todos os níveis: com novos cânticos, novos instrumentos, com danças e com novas expressões de louvor. Sua humildade de coração provocou uma resposta imediata do Espírito Santo de Deus por intermédio da alegria e do júbilo que invadiram todo o Israel. (II Samuel 6:14-15.)

    ResponderExcluir
  49. Bom professor, agora vou postar a minha pesquisa e espero surpreemdê-lo :
    Raízes do Flamenco
    Vários estudiosos pesquisam a etimologia da palavra Flamenco, aplicada aos Bailes e Cantes da Andaluzia. As conclusões são variadas, sendo a palavra relacionada com Flamengos, povo cigano que chegou à Espanha originários da região de Flandres. Outra origem está no árabe felag mengu que significa camponeses nômades. Outros atestam que as próprias características de cante ardente e flamejante é que originaram a palavra. O Flamenco é uma mistura de culturas, raças, cores, religiões, classes e costumes, com um forte apelo emocional que relata a condição humana de viver dos povos que o formaram. As primeiras referências que se tem do Flamenco, mesmo que incertas, datam de cerca de 1760. O Flamenco nasceu na Andaluzia, Sul da Espanha, em locais como Sevilha, Jerez de La Frontera e Cádiz. Entre os vários povos que contribuíram para a formação da cultura e arte flamenca destacam-se: ::: EL PUEBLO ANDALUZ - os íberos que se localizavam na parte Sul da Espanha, também conhecidos como "El Pueblo Tartésico" que estabeleceram-se no vale "Del Guadalquivir", tantos anos ou mais que os descendentes das dinastias egípcias às margens do Nilo. Era um povo muito ligado às coisas espirituais, inexplicáveis, magias e fantasias. ::: LOS ÁRABES - dois povos invadiram a Espanha, cerca do século VII. Ligados pela religião Mahometana, um desses povos eram procedentes da Ásia, região de Damasco e o outro eram os Bérberes, ou Mouros, provenientes do norte da África. Esses povos fundiram seus costumes e seus elementos culturais, música e coreografia principalmente, cuja descendência temperamental revela a união sanguínea Andaluzo-Moura. Como influência direta pode-se citar o Cante Flamenco, cujas características assemelham-se muito às orações mahometanas. ::: LOS GITANOS - a palavra gitano, cigano, provém do espanhol antigo egiptano, egípcio. As primeiras migrações que se têm indício são no ano de 1447, na época do reinado de Aragón Alfonso V. Aproximadamente nesta data, uma importante tribo gitana entrou na Espanha por Barcelona, espalhando-se por toda península ibérica. A Espanha foi uma das primeiras nações a ditar disposições coercitivas contra os povos ciganos, sendo que a primeira disposição legal foi ditada pelos reis católicos em Medina del Campo, no ano de 1499. Em 1528, novas disposições foram ditadas contra eles, referindo-se ao estilo de vida errante que levavam porque não tinham ofício para o próprio sustento, viviam de esmolas e de venda de objetos de metal, "enganavam" as pessoas com o uso da magia, além do contabando e furto. Como condenação à vadiagem, eram açoitados, presos, escravizados e presos. Essa perseguição continuou até 1783, quando Carlos III lhes concedeu os mesmos privilégios dos demais habitantes. Ressaltamos que quando os ciganos se estabeleceram na Andaluzia passaram a exercer ofícios como ferreiros e comerciantes de roupas e utensílios. O Flamenco é essa mistura de raças e culturas. Nas suas influências também encontra-se o povo judeu e o indiano. Como bem define o grande poeta e escritor Garcia Lorca, o Flamenco é uma das maiores invenções do povo espanhol. As canções trágicas, tristes e emocionantes refletem o sofrimento do povo cigano

    http://brazilkabul.tripod.com/id14.html

    ResponderExcluir
  50. Everton eu gosto da dança profetica e irei falar um pouco sobre ela.

    1ºPARTE

    ORIGEM DA DANÇA PROFETICA

    A dança profética é uma dança espiritual presente em várias culturas (desde a Antiguidade) com o objetivo de entrar em comunicação com deus o intuito de receber resposta favorável (chuvas e boas colheitas, por exemplo). Na Caldeia, a terra de Abraão a dança fazia parte da educação e religião e de forma geral a dança era peça importante da religiosidade dos povos orientais (babilônios, egípcios etc) inclusive dos hebreus, raiz da religião cristã e suas denominações variantes.

    No Cristianismo

    No cristianismo, a dança foi introduzida por grupos evangélicos como um meio de permitir que o Espírito Santo falasse com as pessoas. Ela deve ter um propósito espiritual em que o bailarino/dançarino atua como um profeta que se manifesta seja através de movimentos, gesto e até cores. Isabel Coimbra, lider de dança do ministério de louvor Diante do Trono afirma que a unção (o mover profético, a atuação do Espírito Santo), no caso da dança, se manifesta a partir do movimento e das imagens (assim como a música expressa sonoridade e do canto se expressam palavras e de todos, harmonia). A dança e objetos referenciais a ela vão além do adornar o púlpito da igreja. Edificação, salvação, cura, restauração e libertação são fins a que a dança profética se propõe, algo que antes se achava ser possível apenas pela pregação do Evangelho. A dança é apenas mais um veículo da graça de Deus.

    Outras religiões

    No Islamismo é conhecida a tradição sufi que usa a dança como veículo que toca o Sagrado, assim como há nas religiões indígenas e aborígenes igual tradição com graus diferentes de sofisticação, mas todas expressões culturais e religiosas importantes para seus povos e etnias.

    A DANÇA PROFÉTICA – O SIGNIFICADO DAS CORES

    A dança usa de gestos e movimentos para ministrar o louvor e a adoração a Deus.
    Através dos gestos é ministrado: a cura, a libertação, a adoração, o clamor, o arrependimento.
    Cada movimento tem seu significado, cada cor é a profecia lançada sobre a igreja.
    As profecias trazidas pelo ministério de dança são visuais, por isso, são usadas as cores e cada cor tem um significado profético:

    Vermelho :sangue, reconciliação, sacrifício; Azul (tons de azul): céu, graça celeste, revelação divina, rios de águas vivas ou purificadoras;
    Púrpura: realeza;
    Branco: pureza, santidade, justiça, Espírito Santo;
    Prata: redenção, palavra de Deus;
    Ouro, Dourado: Divindade e a Glória de Deus;
    Bronze, Cobre e Metal : julgamento;
    Amarelo : celebração, alegria (em referência ao óleo), Glória de Deus, Unção;
    Verde :nova vida, florescimento, renovo, vigor, prosperidade;
    Marrom, Cinza: arrependimento, humilhação
    Laranja, amarelo e vermelho (juntos): fogo e Espírito Santo, louvor;
    Laranja: o fogo
    Ameixa: riqueza, abundância, cheio do Espírito Santo;
    Rosa: a alegria;
    Preto: o pecado, a morte;
    Roxo: realeza, reinado, majestade.

    http://fotolog.terra.com.br/racaeleita:35
    http://www.facebook.com/pages/Dan%C3%A7a-prof%C3%A9tica/111784222173680

    ResponderExcluir
  51. 2°PARTE
    Roupas (vestes) para Dança Profética:



    As cores: Azul, Púrpura, Carmesim e a Branca do linho fino apontam para Cristo, e para àquele que está em Cristo.

    Azul – Natureza Celestial de Cristo, Cristo O Espiritual, ou homem celestial, I Coríntios 15.47,48; João 1.18; Hebreus 7.26; a origem celestial de Cristo.
    Azul é a cor dos céus, portanto aponta o caráter e a natureza de Cristo como Sumo Sacerdote.

    Púrpura – Realeza, Soberania de Cristo, o “Rei dos reis, e Senhor dos senhores”, Apocalipse 19.16; Marcos 15.17-18.
    Púrpura é a cor dos reis (Mc 15.17,18), portanto essa cor manifesta a verdade que Cristo é o Soberano e tem toda a glória dessa posição Real. Cristo foi profetizado para ser o Príncipe da Paz e reinar “do trono de Davi, cujo principado e paz não haverá fim” (Is 9.6,7).

    Carmesim – Sacrifício, Apocalipse 5.9-10; Números 19.6; Levítico 14.4; Heb 9.11-14, 19, 23, 28.
    A cor carmesim, pelas escrituras, e especialmente quando se refere ao Cristo, manifesta o Cristo Sacrificatório e a Sua humildade.
    A cor carmesim, para os usos no tabernáculo, foi conseguida do corpo da fêmea do “coccus ilicis” um verme (Sl 22.6, a palavra hebraica para escarlata e carmesim).
    O nome ‘Adão’, uma palavra babilônica, significa ‘vermelha’ por ser feito da terra (# 0121, Strong’s).

    Branca – do linho fino – Perfeição, pureza e santidade de Deus em Cristo, e aos que são lavados no sangue de Cristo (Ap 7.9-17; Sl 132.9).
    A cor branca do linho fino é emblemática da perfeição, pureza, e santidade de Deus em Cristo, e aos que são lavados no sangue de Cristo.
    A cor branca refere-se ao efeito da obra de Cristo no lugar do Seu povo. Ele os faz perfeitos, santos e justos, propícios para serem na presença de Deus. Ap 7. 9-17: “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas … (Ap 19. 7-9)
    Deus veste Seus sacerdotes de justiça, como são vestidos os sacerdotes do tabernáculo (Ex 28.39; Sl 132.9; Zc 3.3,4).
    Não podemos pensar que tenhamos a justiça de Deus se estamos fora de Cristo. Temos que ser lavados pelo Seu sangue se esperamos ser redimidos da nossa vã maneira de viver (I Pd 1.18,19). Entramos em Cristo pelo arrependimento dos pecados e fé no sacrifício de Cristo em nosso lugar. Nessa maneira o pecador é feito limpo, perfeito, puro e justo diante de Deus. Está nEle? Se arrependa e creia nEle já! De outra maneira as suas vestes sujas continuam e no fim, será lançado “nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes” Mt 2.13.


    http://mcotzhl.wordpress.com/2008/08/14/roupas-vestes-para-danca-profetica-i/

    ResponderExcluir
  52. Raízes do Flamenco

    Vários estudiosos pesquisam a etimologia da palavra Flamenco, aplicada aos Bailes e Cantes da Andaluzia. As conclusões são variadas, sendo a palavra relacionada com Flamengos, povo cigano que chegou à Espanha originários da região de Flandres. Outra origem está no árabe felag mengu que significa camponeses nômades. Outros atestam que as próprias características de cante ardente e flamejante é que originaram a palavra. O Flamenco é uma mistura de culturas, raças, cores, religiões, classes e costumes, com um forte apelo emocional que relata a condição humana de viver dos povos que o formaram. As primeiras referências que se tem do Flamenco, mesmo que incertas, datam de cerca de 1760. O Flamenco nasceu na Andaluzia, Sul da Espanha, em locais como Sevilha, Jerez de La Frontera e Cádiz. Entre os vários povos que contribuíram para a formação da cultura e arte flamenca destacam-se: ::: EL PUEBLO ANDALUZ - os íberos que se localizavam na parte Sul da Espanha, também conhecidos como "El Pueblo Tartésico" que estabeleceram-se no vale "Del Guadalquivir", tantos anos ou mais que os descendentes das dinastias egípcias às margens do Nilo. Era um povo muito ligado às coisas espirituais, inexplicáveis, magias e fantasias. ::: LOS ÁRABES - dois povos invadiram a Espanha, cerca do século VII. Ligados pela religião Mahometana, um desses povos eram procedentes da Ásia, região de Damasco e o outro eram os Bérberes, ou Mouros, provenientes do norte da África. Esses povos fundiram seus costumes e seus elementos culturais, música e coreografia principalmente, cuja descendência temperamental revela a união sanguínea Andaluzo-Moura. Como influência direta pode-se citar o Cante Flamenco, cujas características assemelham-se muito às orações mahometanas. ::: LOS GITANOS - a palavra gitano, cigano, provém do espanhol antigo egiptano, egípcio. As primeiras migrações que se têm indício são no ano de 1447, na época do reinado de Aragón Alfonso V. Aproximadamente nesta data, uma importante tribo gitana entrou na Espanha por Barcelona, espalhando-se por toda península ibérica. A Espanha foi uma das primeiras nações a ditar disposições coercitivas contra os povos ciganos, sendo que a primeira disposição legal foi ditada pelos reis católicos em Medina del Campo, no ano de 1499. Em 1528, novas disposições foram ditadas contra eles, referindo-se ao estilo de vida errante que levavam porque não tinham ofício para o próprio sustento, viviam de esmolas e de venda de objetos de metal, "enganavam" as pessoas com o uso da magia, além do contabando e furto.

    ResponderExcluir
  53. Como condenação à vadiagem, eram açoitados, presos, escravizados e presos. Essa perseguição continuou até 1783, quando Carlos III lhes concedeu os mesmos privilégios dos demais habitantes. Ressaltamos que quando os ciganos se estabeleceram na Andaluzia passaram a exercer ofícios como ferreiros e comerciantes de roupas e utensílios. O Flamenco é essa mistura de raças e culturas. Nas suas influências também encontra-se o povo judeu e o indiano. Como bem define o grande poeta e escritor Garcia Lorca, o Flamenco é uma das maiores invenções do povo espanhol. As canções trágicas, tristes e emocionantes refletem o sofrimento do povo cigano

    http://brazilkabul.tripod.com/id14.html

    ResponderExcluir
  54. 3º PARTE

    Dança Profética: Dança

    A utilização da dança é algo que tem crescido tanto em número de igrejas que a introduziram em seus cultos, quanto na forma de apresentação. Vemos que em algumas igrejas apenas a utilizam em forma de coreografia, onde há ensaios para que os movimentos sejam idênticos, em outras as apresentações são de forma teatral valorizando vestes e mensagens. Esta ferramenta (a dança), assim como a música, pode ser utilizada para o engrandecimento do nome de Jesus, como também um instrumento nulo, sem efeito algum. Ultimamente temos ouvido uma grande divulgação do termo profético (louvor profético, adoração profética, conferência profética, dança profética). Neste estudo falaremos sobre a dança profética. No livro de Romanos capitulo 12, versículos 6 diz: temos variedades de dons segundo a graça que nos é dada, vejo que a dança é um dom, assim como a profecia, sendo a dança um dom natural e a profecia um dom espiritual. A dança na igreja leva o adorador a expressar com o seu corpo, tudo aquilo que ele está sentindo, ele fala através da expressão, do movimento. O profeta fala aquilo que está no coração de Deus, aquilo que está no mundo espiritual. Nas escrituras não encontramos nenhum relato de uma profecia dada por dança, apenas descreve que Miriã dançou, expressando ações de graças, e ela era uma profetisa. Mas vejo que Deus quer que façamos coisas diferentes, em seu nome faremos coisas maiores do que as que Ele fez, temos que ser ousados sempre, mas nunca sem base bíblica. Precisamos estar sob a direção do Pai, para que Ele nos use como instrumentos afinados, ajustados, totalmente excelentes. O termo profético na dança não pode ser usado para prever algo com expressões, mas sim revelar aquilo que Deus deseja para a sua igreja. I Corintios, 16-1 diz : segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. Estamos em uma geração que precisa restaurar o dom profético, Deus precisa restabelecer suas atalaias. Não podemos permitir que a profecia perca a sua essência, se isto acontece, literalmente estamos nadando contra as correntezas .Há grande diferença entre ministrar com danças e o profetizar com danças. Na ministração expressamos aquilo que sentimos, ou seja, nossas emoções, nossa gratidão, nossa adoração. É uma dedicação pessoal, mas que contagia outras pessoas, além disso, cativamos a igreja a obter maior liberdade na presença do Senhor.

    Dança Profética:
    Procurai o dom de profecia...

    A pessoa que exerce a função de dançarino na igreja precisa buscar este dom. Não podemos simplesmente dizer, profetizei, ou exerci um ato profético. O profeta, fala aquilo que está vendo ou sentindo no mundo espiritual, em uma visão diferente, tem a visão de Deus, daquilo que o Pai quer realizar. Ele tem o sentido que muitos não tem, mas precisam, então Deus levanta tais pessoas para realizar a sua obra e o seu querer. A Bíblia sempre fala do verdadeiro profeta como um referencial, vemos que o povo, os reis, os líderes sempre procuravam os profetas para saber como proceder. Eles tinham intimidade com o Pai, caminhavam em um ritmo diferente, tinham uma visão diferente. Quando iniciamos uma dança profética, neste momento o Senhor está falando, quero que você dance em um ritmo diferente, com passos diferentes, eu vou te dirigir e não você a mim. Deixamos nossas emoções e damos lugar ao Espírito de Deus, para que realize através de nós a vontade do Pai, como instrumentos totalmente afinados. Podemos dizer que a essência do profético é entrar no mundo espiritual, ver, ouvir e expressar aquilo que está no coração do Pai. Para que haja a dança profética é necessário antes de tudo ter vida com Deus, ter humildade, adoração como regra de vida, santidade. Não podemos planejar uma dança profética, como profetas devemos estar sob total direção de Deus.

    http://estremecer.blogspot.com/2008/03/danca-profetica.html

    ResponderExcluir
  55. e aí Everton,eu sou o Cássio da turma 202,e vou agora falar do comentario dessa tal de prinses. eu nao sou muito fa de balé,mas respeito quem gosta, mas achei muito diferente, pois nao conhecia o balé alemao. tipo assim, é isso ai, é interessante, e diferente mas vou falar do que eu gosto, o jazz.

    ResponderExcluir
  56. o jazz :

    Jazz
    Com uma evolução inicial paralela à da música Jazz, surgiu nos E.U.A no final do século passado.
    O Jazz é uma forma de expressão pessoal criada e sustentada pelo improviso. Na sua origem a Dança Jazz tem raízes essencialmente populares. Com uma evolução inicial paralela à da música Jazz, surgiu nos E.U.A no final do século passado. Pode-se afirmar, inclusive, que nasceu diretamente da cultura negra .
    No início, nas viagens dos navios negreiros da África para os Estados Unidos, os negros que não morriam de doenças eram obrigados a dançar para manterem a saúde. As danças tradicionais dos senhores brancos eram as polcas, as valsas e as quadrilhas, e os negros os imitavam para ridicularizá-los, mas dançavam de acordo com a visão que tinham da cultura européia, e misturando um pouco com as danças que conheciam, utilizando instrumentos de sua cultura. Dessa forma, surgiu o jazz, que era uma mistura da imitação dos ritmos europeus com os costumes naturais dos negros.
    Em 1740, os tambores foram proibidos no sul dos Estados Unidos para evitar insurreições (revoltas) dos negros. Assim, para executar suas danças, eles foram obrigados a improvisar com outras formas de som, como palmas, sapateados, e o banjo. Mais uma vez, a dança dos negros dava um salto, aproximando ainda mais com o jazz que conhecemos atualmente.
    No início deste século, as danças afro-americanas começaram a entrar para os salões, e a sofrer novas influências: do can-can e do charleston, principalmente. Logo, essa dança que se pode até chamar de "mista", tomou conta dos palcos da Broadway, se transformando na conhecida comédia musical que, por sua vez, é o segundo nome dado à dança mais conhecida como jazz.
    Modern Jazz Dance, Soul Jazz, Rock Jazz, Disco Jazz, Free Style e Jazz, são algumas das designações que hoje em dia vão sendo utilizadas para denominar os numerosos aspectos de que se reveste esta forma de expressão artística. No Brasil além destas designações, a generalização, tem sido freqüentemente exagerada a ponto de considerar determinadas formas de ginástica ou atividade física, englobadas no mesmo termo.
    Jack Cole, é por alguns considerado o pai da dança Jazz, foi um dos primeiros a interagir fundamentos da Dança Moderna e sua técnica de isolamento das partes do corpo. Sua técnica viria a influenciar toda uma geração como Matt Mattox, entre outros.
    O jazz tem certas características marcantes, incluindo a isolação, uma explosão de energia que se irradia dos quadris e um ritmo pulsante que dá o balanço certo e a qualidade do movimento. O comentário artístico e crítico, entretanto, geralmente acha o jazz uma dança de pouco valor coreográfico, por ser uma mistura de vários estilos pessoais derivados de um processo de improvisação, que organizados formam uma coreografia.
    As diferentes técnicas do Jazz, tem demonstrado que muitos princípios foram herdados do Ballet Clássico e da Dança Moderna, e alguns professores tem divulgado e desenvolvido seus métodos de fundamentação técnica para a formação do bailarino cada vez mais ecléticos. Poucos sabem qual será o futuro e suas novas influências, mas o que se pode afirmar é que até hoje, o Jazz tem sido uma das formas mais importantes da expressão artística.

    Fonte: http://br.geocities.com/quemdancaemaisfeliz/interna2.html

    ResponderExcluir
  57. 4ºPARTE

    MINISTÉRIO DE DANÇA(como e o hoje)
    Hoje, o Espírito Santo de Deus tem despertado a Igreja a uma entrega total ao senhorio de Jesus e tem feito brotar um desejo mais profundo de experimentar o próprio Deus. São multidões em busca da salvação e os crentes sendo restaurados, vivendo uma nova vida em Cristo. Um dos instrumentos deste avivamento é exatamente o louvor e a adoração; e assim como a música e o canto, a dança vem expressar a sede do coração do ser humano por mais de Deus.
    Do mesmo modo, o coração de Deus nos é revelado em canções e gestos que nos envolvem com Seu amor, cada vez que nos colocamos diante d'Ele em adoração.
    “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. João 4:24
    A dançarina (o) do Senhor é:
    Santa (o), pura(o) e transparente para o Senhor;
    Suas vestes são santas;
    Adornada;
    Perfumada (com óleo de unção);
    Revestida com as armas espirituais, e com todas sabe guerrear;
    Firme e convicta (o) do seu chamado;
    Sabe dançar, seja pelo Espírito, ou preparada por dançarinos.

    A DANÇA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL

    A dança é uma linguagem universal, pois torna possível contar uma história com o início, meio e fim, e através dos movimentos dançados mais as pantomimas, que são peculiares a esta forma de expressão, vencemos as barreiras da língua e falamos com as emoções. Os movimentos falam. Um gesto pode ferir mais do que uma palavra, daí a preocupação com essa forma de linguagem. Preciso saber se o que estou querendo transmitir e comunicar será bem compreendido através dos movimentos executados. Não devo falar por falar, dançar por dançar e sim pensar, refletir para então me fazer entender e o mesmo deve acontecer com a montagem coreográfica, ou a dança propriamente dita. Muitos hoje em dia, profissionais da dança optam pela execução de movimentos sem que necessariamente fale algo, mas, para mim, nada é mais belo que ir ao Teatro, sentar e me emocionar com uma história contada através das músicas clássicas e dos movimentos e expressões que fazem calar a nossa alma, é sem dúvida um pedacinho do céu. Arte é vida e está intimamente ligada ao Artista Maior. O corpo é uma preciosidade física com qual experimentamos a vida. A dança completa essa experiência porque é a arte do movimento. Sem dúvida somos um espírito que por um período de tempo passamos pela terra morando num corpo mas que vivemos ansiando o paraíso eterno! Nascer, morrer, renascer pelo sangue de Jesus, e morrer para viver com o Eterno a eternidade plena é o anseio dos que buscam a intimidade com Deus pela amizade com o Espírito Santo para assim revestidos pelo sangue do Cordeiro, puros de coração e limpos de mãos, possam ver a face de Deus e contemplar a sua glória. Esse é o objetivo de cada cristão.

    http://dancanet.blogspot.com/2009/04/danca-profetica.html

    Everton eu estava lendo o texto "o que e dança"e entendir que a danca antigamente era uma danca divertida ,as pessoas não pensava em sexo e hoje as dancas estão mais voltadas para o ato sexual.E eu estava observando que tem pessoas(antigas) da nossa comunidade que tem saudades dos tempos de antigamente porque no mundo que estamos vivem as coisas esta diferente.Agora irei comentar o trabalho da aluna marcelly da turma 202 que gosta do hip-hop ,na minha opiniao eu gostei muito do trabalho dela e irei falar algumas coisas que eu achei interessantes ,como:a cultura do hip-hop e consistente em 4 subcultura (rap,graffiti,break e o dj.)As raizes do hip-hop estão contidas no sul do bronx em nova iorque(EUA).

    Esta foi minha analise sobre este trabalho.ABRAÇOS

    NOME:JOSIANE AL.MELO-
    TURMA:201-MANHÃ

    ResponderExcluir
  58. Perdão... essa é a bibliografia que esqueci de postar.
    Bjim
    - http://www.bailarinas.kit.net/Metodos-Escolas/Ballet_Alemao.htm -

    ResponderExcluir
  59. oi meu nome é josy da turma 103
    e como eu ja tinha dito anteriormente eu vou falar sobre o pagode
    O pagode é um gênero musical brasileiro originado na Cidade de Salvador, a partir da cena musical do samba dos fundos de quintais, muito comuns no subúrbio da cidade. Esta é a forma pejorativa e preconceituosa que esta palavra assumiu.[1]

    Na verdade, o pagode não é exatamente um gênero musical. Pagode era o nome dado às festas que aconteciam nas senzalas e acabou tornando-se sinônimo de qualquer festa regada a alegria, bebida e cantoria. Prova de que o nome em nada tem a ver com o ritmo, é a música Pagode de Brasília gravada por Tião Carreiro em 1959, cuja roupagem em nada lembra nenhuma das variações do samba.[2]

    O termo pagode, começou a ser usado como sinônimo de samba por causa de sambistas que se valiam deste nome pra suas festas, mas nunca o citaram como estilo musical.

    link a pesquisa:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pagode_(estilo_musical)

    ResponderExcluir
  60. everton eu gosto da musica sertaneja e eu vou falar um pouco sobre ela.Para mim a musica sertaneja é a que segue mais o meu estilo musical,é um tipo de musica bem tranquila,e que nao contem palavras obcenas.A maioria das musicas sertanejas tem partes romanticas, eu particularmente sou muito romantica e adoro esse tipo de musica.fico muito contente por ter criado esse tipo de musica!que hoje faz maior sucesso no Brasil inteiro.

    Origem do sertanejo
    Música sertaneja ou caipira é um gênero musical do Brasil produzido a partir da década de 1920, por compositores rurais e urbanos, outrora chamada genericamente de modas, toadas, cateretês, chulas, emboladas e batuques, cujo som da viola é predominante.[1]

    Antecedentes

    "sertanejo" é os locais afastados, longe das cidades, ainda que seja mais presente sua relação com o nordeste, do interior, que encontrou vegetação e clima hostis, além da dominação política dos "coronéis", obrigando a desenvolver uma cultura de resistência, do matuto, legitimamente sertanejo, conhecedor da caatinga. Difere-se da cultura caipira, especificamente originária na área que abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Ali se desenvolveu uma cultura do colono que encontrou abundância de águas, terra produtiva e umm clima mais ameno, típico do cerrado. É conhecida como "caipira" ou "sertaneja" a execução composta e executada das zonas rurais, do campo, a antiga Moda de viola. Os caipiras, duplas ou solo, utilizavam instrumentos típicos do Brasil-colônia, como viola caipira .

    Sertanejo Universitário

    o Sertanejo Universitário, mudou muito a forma do sertanejo convencional, já que alguns intrumentos como a sanfona, se tornaram mais eletronicos, Tornando a música com um ritmo um pouco mais acelerado. Sua composição tem como temas de festas, mulheres, por vezes engraçada, e chama-se sertanejo Universitário pelo fato de que seus maiores apreciantes no ano de 2005 estarem na faaculdade . ainda concetra-se os maiores numeros de apaixonados pelo Sertanejo Universitario. Grandes nomes estão nesse Gênero Sertanejo Universitario , entre eles Marcos e Léo, Fernando e Sorocaba , João Bosco e Vinícius , Maria Cecília & Rodolfo , César Menotti e Fabiano, Victor e Léo, Zé henrique e Gabriel entre outros sucessos.

    Eu achei o texto da dança bem legal e bem interessante.Para mim a dança é tambem um jeito de se expressar.Fico pensando como a dança vem se evoluindo no mundo inteiro,esta viirando febre pelas pessoas.È muito curioso como a dança surgiu,há tantos nos atrás nunca imaginamos que a dança iria chegar a esse ponto de sucesso.E a cada dia que passa vemos que ela nao vai parar de se inovar. A dança faz com que as pessoas explorem mais do corpo.

    Vou comentar sobre a dança da Beatriz que ela fala sobre o frevo que ela participou,eu achei muito interessante porem nao faz o meu estilo.

    ResponderExcluir
  61. oi meu nome é eduardo da turma 104
    e acho que a joice comento bem sobre o pagode mas acho tambem que ela podia ter falado sobre os cantores que estam fasendo sucesso hoje e os melhores cantores de pagode a nao ser isto ela cometou td

    agora vou falar sobre a musica eletrÔnica

    A música eletrônica surgiu em Chicago, na década de 80, com o trabalho de produtores que tiravam samples da Disco e adicionavam em cima daquela nova batida “insistente”. Pode ser resumida como “a música produzida a partir de não-instrumentos, ou de instrumentos adaptados para produzir som modificado pela eletricidade

    Surgida nos Clubs undergrounds de Chicago a house se transformou no maior fenômeno musical desde o Rock'n Roll (década de 50). Foi no Paradise Garage que a coisa começou a acontecer. As pick-ups eram comandadas pelo DJ Larry Levan, que não tocava apenas um som ou estilo como também Disco e muitos outros ritmos. O Paradise Garage estabeleceu tendências – foi o primeiro do gênero – e 20 anos depois as pessoas ainda mencionam a influência que o teve na música e na cultura.

    Depois de alguns meses a Dance Music sofreria um grande baque: o movimento “A DISCO É LIXO!”. O radialista Steve Dahl chamou roqueiros e implodiu discos da Disco no Comiskey Park, em Chicago. As rádios mudaram para rock e pop e as gravadoras fecharam seus selos de Dance. Mas no underground os negócios continuavam rolando.

    Em 1977, o promotor Robert Williams trouxe para seu novo Club um jovem DJ de NY, Frankie Knuckles. "The Warehouse" era o único lugar na cidade de Chicago que podia ser ouvido esse tipo de música. O Club era quente, um lugar bem cool e fazia as pessoas se sentirem em casa. Era a sensação do momento. Ninguém poderia imaginar que daí sairia o nome de um novo estilo musical.

    o link onde eu tirei a pesquisa foi :

    http://www.revistatag.com.br/web/index.php?option=com_content&view=article&id=331:a-historia-da-musica-eletronica&catid=31:tagnews&Itemid=76

    ResponderExcluir
  62. ola EVERTON,os alunos foram bem criativos nas opinioes.
    b-boy,pagode,funk nao gostei mt,agora tango já dancei na minha outra escola e adorei.
    nao gosto mt de dançar mas gosto mt da dança do ventre.

    ResponderExcluir
  63. A dança do ventre é uma famosa dança praticada originalmente em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional.a dança é composta por uma série de movimentos vibrações, impacto, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo.Na atualidade ganhou aspectos sensuais exóticos, sendo excluída de alguns países árabes de atitude conservadora.Segundo a pesquisadora norte-americana Morroco, as ondulações abdominais consistem na imitação das contrações do parto: tribos do interior do Marrocos realizam ainda hoje, rituais de nascimento, em que as mulheres se reúnem em torno da parturiente com as mãos unidas, e cantando, realizam as ondulações abdominais a fim de estimular e apoiar a futura mãe a ter um parto saudável, sendo que a futura mãe fica de pé, e realiza também os movimentos das ondulações com a coluna.
    a varios tipos de dança do ventre:
    a egipcia,norte-americana e libana ,essas sao as mais estudadas,as outras sao:
    a da espada e tambem as com veus.

    BOM isso é tudo,mas pra quem ficou mesmo interessado é so pesquizar depois. :)
    abraços ANA CAROLINA TURMA 103.

    ResponderExcluir
  64. Beatriz, Andreia, Karen e Carol;
    Muito legal o que vocês postaram, porém não se lembraram de deixar a referencia para quem se interessar em buscar mais coisas. Carol, realmente a galera mandou bem nas escolhas dos estilos e das informações que trouxeram. Aprendi muita coisa só aqui. Beatriz, que legal a dança Flamenca não é?! Adorei saber a origem dela. Agora, você surpreendeu mesmo... Você dançando dança flamenca em?! kkk parabéns a todos e todas...
    Com relação ao Eduardo e ao Cassio; mandaram bem no Jazz e na música eletrônica, gosto demais também! O sertanejo também tem seu lugar não é mesmo Karen?!
    Jose e Andréia, quanta informação acerca da dança profética!Pontos de vista diferentes enriquecem ainda mais a construção do saber. Adorei...
    Parabéns galera

    ResponderExcluir
  65. olá professor everton,eu achei interessante todas as postagens embora eu não goste de dança do ventre achei interessante o que a aluna da turma 103 postou.eu gosto de vários estilos de música como:funk,pagode,sertanejo,pop balé etc más uma dança que eu gosto muito é o hip hop e vou falar um pouco sobre ele:O hip-hop emergiu em meados da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Atualmente existem diversos grupos que representam a cultura hip hop no país, como Df Zulu Breakers(Brasilia-DF)Movimento Enraizados, MHHOB, Zulu Nation Brasil, Casa de Cultura Hip Hop, Posse Hausa (São Bernardo do Campo), Hip Hop Mulher, Associação de Hip Hop de Bauru, Cedeca, Cufa (Central Única das Favelas).
    o hip hop é uma cultura artística que iniciou-se durante a década de 1970 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, a breakdance e a escrita do grafite. Outros elementos incluem a moda hip hop e as gírias.
    Desde quando emergiu primeiramente no South Bronx, a cultura hip hop se espalhou por todo o mundo. No momento em que o hip hop surgiu, a base concentrava-se nos disc jockeys que criavam batidas rítmicas para pausas "loop" (pequenos trechos de música com ênfase em repetições) em dois turntables, que atualmente é referido como sampling. Posteriormente, foi acompanhada pelo rap, identificado como um estilo musical de ritmo e poesia, com uma técnica vocal diferente para utilizar dos efeitos dos DJs. Junto com isto surgiram formas diferentes de danças improvisadas, como a breakdance, o popping e o locking.A dança hip hop inclui uma grande variedade de estilos, nomeadamente breaking, locking, popping, e krumping. Breaking, locking e popping foram desenvolvidos na década de 1970 por negros e Latino-americanos. O krumping surgiu na década de 1990, em comunidades Afro-americanas, em Los Angeles. O que separa a dança do hip hop de outras formas de dança são os movimentos de improvisação (freestyle) e que os dançarinos de hip-hop frequentemente envolvem-se em disputas nas competições de dança. Sessões de Freestyle e disputas geralmente são realizadas numa cipher, um espaço de dança circular que se forma naturalmente uma vez que a dança começa. fim...Aluna:Débora cristina turma:203

    ResponderExcluir
  66. fonte do trabalho:origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    débora turma 203

    ResponderExcluir
  67. BOM,O ESTILO DE DANÇA QUE EU CURTO É O BALE CLASSICO,ADIMIRO MUITO A ANA BOTAFOGO, É UMA GRANDE BAILARINA,JÁ VIAJOU POR MUITOS PAISES DA AMERICA LATINA,TEM UM HISTORICO DE VIDA MUITO BONITO,ESPERO QUE NESSE BIMESTRE POSSAMOS TER MAIS CONHECIMENTO SOBRE OUTRAS DANÇAS. CURTO TAMBEM A DANÇA PROFETICA,NÃO A MANEIRA MELHOR DE ADORAR A DEUS COM PASSOS,EXPRESSAMOS O QUE SENTIMOS,POIS TEMOS QUE SER SANTOS, E ADORA-LO, NA DANÇA PROFETICA,TEMOS QUE NOS VESTIR ADEQUADAMENTE,COM VESTES SANTAS.E É ISSO QUERIA PODER COMENTAR MAIS;MAS NÃO ESTOU COM TEMPO. CAMILA,DA TURMA 102,MANHA.

    ResponderExcluir
  68. E ai Everton,
    Escolhi esse ritimo, porque ele interessante demais, os movimentos são extraordinários.
    Mais sempre fica melhor quando é feito pra Deus. Também gosto de outros ritimos, calmos e lentos.

    A Dança de Rua surgiu através dos negros das metrópoles Norte Americanas. As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows. Em 1967, o cantor James Brown lançou essa dança através do Funk. O Break, uma das vertentes do Street Dance, explodiu nos EUA em 1981 e se expandiu mundialmente, sendo que, no Brasil, devido à sua cultura, os dançarinos incorporaram novos elementos de dança.
    A Dança de Rua quando vinculada ao movimento Hip Hop (Hip do inglês - quadril; Hop - pulo) toma outro sentido na história e em sua formação.

    Existem vários estilos de dança dentro do Hip Hop, entre eles temos:

    1.O Breaking, executados pelos B.Boys ou B.Girls
    2.O Locking, executados por lockers
    3.O Popping, executado por poppers
    4.As Social Dances

    Um abraço Everton.

    Ivan 301

    ResponderExcluir
  69. E tipo assim irmão,
    O meu estilo é um pagodinho, aqui é o Geovane,
    E o pagode é um gênero musical brasileiro originado na Cidade de Salvador, a partir da cena musical do samba dos fundos de quintais, muito comuns no subúrbio da cidade. Esta é a forma pejorativa e preconceituosa que esta palavra assumiu.
    Na verdade, o pagode não é exatamente um gênero musical. Pagode era o nome dado às festas que aconteciam nas senzalas e acabou tornando-se sinônimo de qualquer festa regada a alegria, bebida e cantoria. Prova de que o nome em nada tem a ver com o ritmo, é a música Pagode de Brasília gravada por Tião Carreiro em 1959, cuja roupagem em nada lembra nenhuma das variações do samba.
    O termo pagode começou a ser usado como sinônimo de samba por causa de sambistas que se valiam deste nome pra suas festas, mas nunca o citaram como estilo musical.
    O pagode designa festas, reuniões para se compartilhar amizades, música, comida e bebida. Surge como celebração do samba em meados do século XIX e se consolida no século XX no Brasil. Mesmo antes já eram celebradas estas festas em senzalas de escravos negros e quilombos. Com a abolição da escravatura e fixação dos negros libertos no Brasil e que têm uma relação intrínseca com o sincretismo de religiões de origem africana. = o pagode se consolida com a necessidade de compartilhar e construir identidade de um povo recém liberto, e que precisa dar outra função ao corpo que até então é somente instrumento de trabalho. Por isso a relação estreita entre música e dança na cultura de origem africana, além do fato de ter a sincopa como principal característica da construção técnica-musical, derivada da percussão marcadora do ritmo brasileiro.
    Ficou bom Everton?
    Geovane 301
    Abraços..

    ResponderExcluir
  70. Everton desculpa eu mandar hoje. Estou mandando hoje, pois estava sem internet, ai eu e o Geovane fizemos juntos, porque ele pagou meia hora pra mim na Lan House, porque nos íamos fazer na minha casa. Mais ai não conectava.
    Peço perdão pela demora...
    Fica com Deus...
    Abraços

    ResponderExcluir
  71. everton eu gosto da musica forro agorra eu fou falar poquinho sobre

    Forró é uma festa popular brasileira, de origem nordestina e é a dança praticada nessas festas, conhecida também por arrasta-pé, bate-chinela, fobó, forrobodó. No forró, vários ritmos musicais daquela região, como baião, a quadrilha, o xaxado, que tem influências holandesas e o xote, que veio de Portugal, são tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeon—que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo.

    O forró possui semelhanças com o toré e o arrastar dos pés dos índios, com os ritmos binários portugueses e holandeses, porque são ritmos de origem européia a Chula, denominada pelos nordestinos de simplesmente "Forró", xote("Xotis"), o termo correto, e variedades de Polcas européias que são chamadas pelos nordestinos de arrasta-pé e ou quadrilhas. A dança do forró tem influência direta das danças de salão européias, como evidencia nossa história de colonização e invasões européias.

    Conhecido e praticado em todo o Brasil, o forró é especialmente popular nas cidades brasileiras de Campina Grande, Caruaru, Gravatá, Mossoró, e Juazeiro do Norte, onde é símbolo da Festa de São João, e nas capitais Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió, Recife, São Luís e Teresina, onde são promovidas grandes festas
    História[editar] Origem do nomeO termo "forró", segundo o folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, estudioso de manifestações culturais populares, vem da palavra "forrobodó", de origem bantu (Tronco linguístico africano, que influenciou o idioma brasileiro, sendo base cultural de identidade no brasil escravista), que significa: arrasta-pé, farra, confusão, desordem.[1]

    A Versão mais verossímil, apoiada pelo próprio historiador Câmara Cascudo, é a de que Forró é derivado do termo africano forrobodó e era uma festa que foi transformada em gênero musical, tal seu fascínio sobre as pessoas.

    Na etimologia popular (ou pseudoetimologia) é freqüente associar a origem da palavra "forró" à expressão da língua inglesa for all (para todos). Para essa versão foi construída uma engenhosa história: no início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western, promoviam bailes abertos ao público, ou seja for all. Assim, o termo passaria a ser pronunciado "forró" pelos nordestinos. Outra versão da mesma história substitui os ingleses pelos estadunidenses e Pernambuco por Natal do período da Segunda Guerra Mundial, quando uma base militar dos Estados Unidos foi instalada nessa cidade.

    Apesar da versão bem-humorada, não há nenhuma sustentação para tal etimologia do termo, pois em 1937, cinco anos antes da instalação da referida base, a palavra "forró" já se encontrava registrada na história musical na gravação fonográfica de “Forró na roça”, canção composta por Manuel Queirós e Xerém.

    No idioma húngaro, Forró significa "Quente". Não se tem variação da palavra no idioma húngaro, o termo Forró é igualmente escrito (com acento) como no português.

    Antes disso, em 1912, Chiquinha Gonzaga compôs Forrobodó, que ela classificou como uma peça burlesca e que lhe valeu, algum tempo depois, em 1915, o Prêmio Mambembe, sendo Mambembe também de origem banto, significando medíocre, de má qualidade.

    oi meu nome e kelly da turma 201
    a carol falou muito bem sobre a dança do ventre
    foi uma otima escolha
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3

    ResponderExcluir
  72. Geovane, Ivan e Camila;
    Boas escolhas, mas ficou faltando a origem da pesquisa de vocês. Se possível, providencie esta origem.
    Obrigado e abraços

    ResponderExcluir
  73. ola meu nome e hudson mas estou postando junto com o junio deoclecio e o hernane somos da turma 101 e vamos comentar sobre oq nos achamos desse2ªbim

    olha eu achei esse bimestre muito chato apesar de nos nao ter feto nada mas estmos na escola e para estudar eu nao culpo o professor pq realmente eu entendo ele pq ele teve q sair todas as aulas desse bim mas ele nao sera julgado pois nao so eu mas todos que participa dasalas que ele da pois nao é pq eu estou escrevendo nao para ele ver nao mas ele e o melhor professor desta escola pois ele teve a responsabilidade de assumir seu erro e confersar que estava errado entao espero que ninguem julgu ele porque nenhum de vcs jamais presentiou o pofessor julgando alguem entao do mesmo jeito qe aposo que ee ja entendeu vcs espero que vcs tmb entendao ele pq eu tenho serteza que no futuro cs serao recompenssad por isso entao pense antes de julgar alguem abraçaos

    ResponderExcluir
  74. OLA,professor EVERTON,como voce deu mais uma chance para a turma 104,resolvemos tentar montar uma dança com o tema BULLING,mas vou te falar que ta muito dificiu,pois nao estamos conseguindo colocar passos dentro da musica e como estamos em cima da hora nao tem como mudar a musica,mas vamos fazer o melhor possivel.
    xau,xau
    JESSICA HERMELINDA

    ResponderExcluir
  75. Acho que a minha turma vem tendo certa dificuldade com as aulas porque todos são muitos desunidos e isso afeta o coletivo e ambos saem prejudicados creio que deveríamos ser mais unidos e assim contribuir para o desenvolvimento de todos...
    Aluno:johnatas
    Turma:105

    ResponderExcluir
  76. Discurseta professor meu comentário não foi postado mas agora estou postando e o Jonathan postou com o meu orkut por que ele não tem.
    Bem nossa turma sempre foi fraca em Educação Física acredito que foi por não ter o costume de trabalhar dessa forma mas outra coisa que faz nossa turma esta mal nessa matéria e a falta de cooperação já que a turma e muito desunida e tem uma certa dificuldade, você até se sentiu meio culpado pelo fracasso da turma porém a culpa não e sua mas sim nossa porque muitas vezes não temos maturidade suficiente para ter postura de ensino médio,creio que em relação ao nosso fracasso você deve ter a consciência tranquila,porque o que pode fazer fez mas nós não aproveitamos a oportunidade.

    ResponderExcluir
  77. Desculpe me mas o meu post não ficou registrado mas estou postando novamente.
    Bem a nossa turma tem muitos problemas entre eles é a falta de cooperação mas também acho que não temos muita experiência nessa forma de trabalhar em Educação Física já que geralmente fazíamos aula praticada quer dizer ficavamos sem fazer nada e tiravamos total,porém isso modificou e nos prejudicou muito e a falta de postura de ensino médio.

    ResponderExcluir