Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Organização dos grupos de trabalho das turmas de terceiro ano

Caríssimos alunos,
Iremos postar aqui o (s) grupo (s) formado (s) por vocês, o tema a ser tratado, o (s) recorte(s) e como está sendo a produção da (s) coreografia (s).
Abraço a todas e todos e bom trabalho...

4 comentários:

  1. Bullying nas Escolas
    Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato."É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
    ->O que leva o autor do bullying a praticá-lo?
    Querer ser mais popular, sentir-se poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. Isso tudo leva o autor do bullying a atingir o colega com repetidas humilhações ou depreciações. É uma pessoa que não aprendeu a transformar sua raiva em diálogo e para quem o sofrimento do outro não é motivo para ele deixar de agir. Pelo contrário, sente-se satisfeito com a opressão do agredido, supondo ou antecipando quão dolorosa será aquela crueldade vivida pela vítima.''O autor não é assim apenas na escola. Normalmente ele tem uma relação familiar na qual tudo se resolve pela violência verbal ou física e ele reproduz isso no ambiente escolar'', explica o médico pediatra Lauro Monteiro Filho, fundador da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia).Sozinha, a escola não consegue resolver o problema, mas é normalmente nesse ambiente que se demonstram os primeiros sinais de um praticante de bullying. "A tendência é que ele seja assim por toda a vida, a menos que seja tratado", diz.

    ResponderExcluir
  2. - > O espectador também participa do bullying?
    Sim. O espectador é um personagem fundamental no bullying. É comum pensar que há apenas dois envolvidos no conflito: o autor e o alvo. Mas os especialistas alertam para um terceiro personagem responsável pela continuidade do conflito.
    O espectador típico é uma testemunha dos fatos, pois não sai em defesa da vítima nem se junta aos autores. Quando recebe uma mensagem, não repassa. Essa atitude passiva pode ocorrer por medo de também ser alvo de ataques ou por falta de iniciativa para tomar partido. Os que atuam como plateia ativa ou como torcida, reforçando a agressão, rindo ou dizendo palavras de incentivo também são considerados espectadores. Eles retransmitem imagens ou fofocas. Geralmente, estão acostumados com a prática, encarando-a como natural dentro do ambiente escolar. ''O espectador se fecha aos relacionamentos, se exclui porque ele acha que pode sofrer também no futuro.
    Se for pela internet, por exemplo, ele ‘apenas’ repassa a informação. Mas isso o torna um coautor'', explica a pesquisadora Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs.,)
    - >Como identificar o alvo do bullying?
    O alvo costuma ser uma criança com baixa autoestima e retraída tanto na escola quanto no lar. ''Por essas características, é difícil esse jovem conseguir reagir'', afirma o pediatra Lauro Monteiro Filho. Aí é que entra a questão da repetição no bullying, pois se o aluno procura ajuda, a tendência é que a provocação cesse. Além dos traços psicológicos, os alvos desse tipo de violência costumam apresentar particularidades físicas. As agressões podem ainda abordar aspectos culturais, étnicos e religiosos.
    “Também pode ocorrer com um novato ou com uma menina bonita, que acaba sendo perseguida pelas colegas", exemplifica Guilherme Schelb, procurador da República e autor do livro Violência e Criminalidade Infanto-Juvenil (164 págs.,)

    ResponderExcluir
  3. -> O que fazer para evitar o bullying?
    A Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia) sugere as seguintes atitudes para um ambiente saudável na escola:
    - Conversar com os alunos e escutar atentamente reclamações ou sugestões;
    - Estimular os estudantes a informar os casos;
    - Reconhecer e valorizar as atitudes da garotada no combate ao problema;
    - Criar com os estudantes regras de disciplina para a classe em coerência com o regimento escolar;
    - Estimular lideranças positivas entre os alunos, prevenindo futuros casos;
    - Interferir diretamente nos grupos, o quanto antes, para quebrar a dinâmica do bullying.
    Todo ambiente escolar pode apresentar esse problema. "A escola que afirma não ter bullying ou não sabe o que é ou está negando sua existência", diz o pediatra Lauro Monteiro Filho, fundador da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia). O primeiro passo é admitir que a escola é um local passível de bullying. Deve-se também informar professores e alunos sobre o que é o problema e deixar claro que o estabelecimento não admitirá a prática."A escola não deve ser apenas um local de ensino formal, mas também de formação cidadã, de direitos e deveres, amizade, cooperação e solidariedade. Agir contra o bullying é uma forma barata e eficiente de diminuir a violência entre estudantes e na sociedade", afirma o pediatra.
    http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola
    Tema:Violencia
    Nomes: Felipe,Chaiane,Sirley,Amanda,Kessy,Alexandra,Brenda,Isabela,Debora,Eliane e Stella
    Turma: 301

    ResponderExcluir
  4. O grupo Legendários, criado pelos alunos do terceiro ano do Ensino médio, deixou para ultima hora realizar uma atividade dada pelo Prof. Everton, referente ao tema Violência.
    Para a realização desta atividade o grupo deveria criar alguns passos de dança, simbolizando o tema violência. Ao iniciar o contexto dos passos ouve muito brincadeira entre o grupo, a não concordância com os passos criados entre si próprios, o desanimo, a falta de comprometimento entre nós, após estes desajuste conseguimos finalizar os nossos objetivos que iremos apresentar na próxima aula. Esperamos que o próximo trabalho tenhamos mais empenho e responsabilidade deste já agradecemos a sua compreensão.
    Ass: Jonathan T. Margarida

    05\07\2011
    Nome: Geovane, Ivan, Itapuan, Gleisson, Paulo, Anderson, Bruno, Bruna, Dhianine, Jessica, Helen, Cintia, e etc.
    Turma:301

    ResponderExcluir